
Ocupa DOPS em BH!
A Ocupação do antigo DOPS em Belo Horizonte é um ato de resistência e em memória dos assassinados pela Ditadura Militar. Mas hoje a ocupação está sob ataque, um ataque das forças policiais e repressoras que representam o que há de pior na herança autoritária que não foi superada pela Nova República.
A transição da Ditadura Militar de 1964 para a Nova República deixou marcar profundas. Entre elas, a anistia dos assassinos e torturadores, face da injustiça cometida contra a militância heroica, e suas famílias, que deram a vida na luta contra a ditadura. Os DOPS são parte da memória da repressão, e a ocupação realizada no antigo prédio do DOPS em Belo Horizonte é parte da luta de resistência.
Em 2018, foi conquistada a transformação do prédio em um memorial. Deveria ser a Casa da Liberdade – Memorial dos Direitos Humanos. 7 anos depois, ainda não foi inaugurado, e a ocupação exige que isto seja resolvido imediatamente, assim como que sua gestão seja compartilhada com os movimentos sociais. É necessário preservar e divulgar a memória dos crimes cometidos pela Ditadura.
Denunciamos também o cerco policial ao prédio e exigimos o respeito à integridade dos ocupantes. Reivindicamos a criação de uma comissão para acompanhar a execução da Casa da Liberdade. A repressão à ocupação é uma tentativa de criminalizar a luta por direitos e a organização popular. Chamamos todas as organizações e entidades de juventude, estudantis e proletárias a se unirem à causa e assinarem o manifesto em apoio ao Ocupe o DOPS!