Home Estados ⚠️ MASSACRE DE CAMPONESES EM RONDÔNIA ⚠️
⚠️ MASSACRE DE CAMPONESES EM RONDÔNIA ⚠️
0

⚠️ MASSACRE DE CAMPONESES EM RONDÔNIA ⚠️

0

No último dia 13 de Agosto de 2021 o BOPE (Batalhão de Operações Especiais) com cobertura da Força Nacional, invadiu o acampamento Ademar Ferreira, localizado na zona Rural do município de Nova Mutum, em Rondônia, tendo como resultado dessa investida a morte de 03 camponeses e a prisão de mais quatro. Segundo relatos dos camponeses que presenciaram esse ato covarde, o BOPE atirou covardemente contra o acampamento, alvejando Amarildo (conhecido como Saroba) e seu filho Amaral, de 17 anos, que estavam trabalhando no cultivo da terra para produção no momento em que foram alvejados com tiros pelas costas. Além do covarde asssassinato de pai e filho, a operação também resultou na morte do jovem camponês Kevin.

Existem também diversos relatos de queima de barracos e comida por parte dos policiais, além de perseguição com tiros de alguns membros do acampamento na mata, e o desaparecimento de alguns veículos de membros do acampamento, inclusive daqueles que foram mortos. Os advogados do acampamento já apontaram a ilegalidade da tal operação violenta, da forma como foi, invadindo e atirando em trabalhadores desarmados que em nenhum momento apresentaram resistência.

Devemos nos atentar ao atual avanço de violência e criminalização de movimentos sociais do campo em RO, a vinda do BOPE e da Força Nacional no estado, aponta cada vez mais para um cenário de opressão e morte contra o trabalhador que luta pelo pleno direito à terra. A pouca repercussão midiática, alinhada a uma linha de discurso em defesa das operações, estão abafando qualquer tentativa de dar voz a esses trabalhadores que estão sendo massacrados.

Nós da UJC-RO repudiamos toda essa ação covarde, que visa apenas criminalizar os movimentos pela terra, que visa proteger a classe dominante de latifundiários que dominam Rondônia. A luta pela terra é uma luta justa, e ela não vai recuar mesmo com o avanço da violência. Todo apoio aos camaradas em luta!

NÃO A CRIMINALIZAÇÃO DA LUTA PELA TERRA! FORA MARCOS ROCHA!