Home Movimentos sociais Saudação da UJC ao VI Encontro Nacional da Juventude Comunista Avançando – JCA
Saudação da UJC ao VI Encontro Nacional da Juventude Comunista Avançando – JCA
0

Saudação da UJC ao VI Encontro Nacional da Juventude Comunista Avançando – JCA

0

imagem

UNIÃO DA JUVENTUDE COMUNISTA – UJC

www.ujc.org.br

“Mas quem é a juventude? Você, eu, vocês, nós todos.”

(Adaptação de “A Necessidade do Sindicato”, de Bertold Brecht)

Camaradas,

Recebam a cordial saudação de toda a militância da União da Juventude Comunista e sua Direção Nacional, por ocasião da realização do VI Encontro Nacional de sua organização.

Encontro que se realiza em meio a grande crise do capitalismo na sua fase imperialista (com destaque para a possível moratória da insustentável dívida dos EUA) que oferece excelentes perspectivas de progresso das forças que lutam contra a dominação do capital. Crescem a cada dia em todo o mundo a resistência dos trabalhadores e da juventude às tentativas de tirar direitos conquistados em anos de luta.

Na Europa ressaltamos a destacada atuação dos comunistas gregos no enfrentamento à ofensiva do capital.

No Brasil a receita da burguesia não é diferente: retirar direitos dos trabalhadores e da juventude para compensar a queda tendencial da taxa de lucro. O gestor de turno do estado burguês se mostra tão comprometido com o projeto do capital quanto os anteriores, ficando a diferença no âmbito estilístico. O campo político que nos anos 80 desempenhou papel importante na luta contra o capital, hoje é o principal gerenciador do projeto da burguesia e para isso utiliza de todos os expedientes para frear a luta dos trabalhadores e da juventude.

Constatamos que as lutas imediatas dos trabalhadores e da juventude se chocam com o capital. Nunca esteve tão clara a ameaça que o capitalismo representa ao progresso da humanidade e a necessidade de sua superação positiva pelo socialismo, rumo ao comunismo.

Camaradas, hoje é mais necessário do que nunca estreitar os laços de amizade, solidariedade e unidade prática entre as nossas organizações. Com esse pensamento é que enaltecemos a nossa construção conjunta do Seminário Nacional de Universidade Popular (um projeto de universidade que articula as demandas imediatas da juventude e dos trabalhadores com uma estratégia de superação do capital) que acontecerá em setembro em Porto Alegre, rumo a um Movimento Nacional por uma Universidade Popular.

Esperamos que a organização da Juventude Comunista Avançando saia ainda mais fortalecida orgânica e politicamente depois de seu VI Encontro Nacional.

Recebam o abraço fraterno desta Juventude Comunista irmã.

Viva a juventude do mundo!

Viva o comunismo!

Viva o VI Encontro Nacional da Juventude Comunista Avançando!