Home Sem categoria Outro Lutador social é assassinado no México: agora em Oaxaca
Outro Lutador social é assassinado no México: agora em Oaxaca
0

Outro Lutador social é assassinado no México: agora em Oaxaca

0

Mais uma vítima do governo da alternancia e da transicão democraticas… Urbano Rodriguez Homobono.

Ontem, 9 de dezembro, enquanto Gabino Cué Monteagudo vangloriava-se publicamente de que no próximo dia 19 de dezembro o ano será fechado com a 35° audiência pública, que segundo ele alcançou importantes resultados quanto à atenção dada às demandas da população… em Matías Romero, o companheiro Urbano Rodriguez Homobono era brutalmente assassinado a golpes pelos seguidores da máfia do transporte, encabeçados por GUADALUPE ORTIZ MORALES, que desde domingo, dia 8 deste mês, autopromovendo-se no Ministério Público ao cargo de Agente de Transito e Policial Estatal, começou a perseguição dos moto-taxistas organizados na FRENTE UNICA DE DEFESA INDIGENA. Desde as primeiras horas desta segunda feira, esta perseguição tornou-se agressão contra os colonos do FUDI que saíram em defesa de seus companheiros.

Sob o olhar impassível da polícia estatal preventiva, que desde ontem não fez absolutamente nada para deter os taxistas reunidos em Independencia e San Matias, caiu brutalmente assassinado o companheiro, por volta do meio dia, após ser golpeado até a morte, causada por um traumatismo craneano, e permanecendo caído na rua até aproximadamente cinco da tarde, quando, finalmente, o fiscal de Matias Romero decidiu agir.

Este fato, mais a agressão desferida pelos panistas integrantes da coalizão que mantém Gabino Cué Monteagud no poder, é produto da negligência criminosa com a qual tem agido este governo, pois desde as primeiras horas estivemos insistindo junto à SEGEGO para que interviessem, detendo a agressão, e apenas obtivemos a resposta de que “eles agiam em resposta”. Cinicamente nos respondiam que “até o momento não temos nenhuma informação”, enquanto o fato começava a ser conhecido nos meios nacionais de comunicação.

A negligência não tem limites, visto que os colonos e os habitantes de Santa María Petapa, militantes do FUDI, insistiram outra vez junto à SEVITRA para que fossem combatidos os abusos dos taxistas (que consistiam em tarifas arbitrárias, assaltos, assédios sexuais) e expuseram a necessidade de uma investigação, para que eles mesmos pudessem introduzir o transporte necessário para acabar com a impunidade. O SEVITRA nunca se prestou a receber a ata da audiência que foi enviada conforme a regulamentação. O próprio secretário de segurança pública, Marco Tulio Escamilla, da mesma maneira que seu diretor de transito estatal e membro da polícia estatal, em mais de cinco oportunidades mantiveram imóvel a comissão que foi transferida desta região para tentar sustentar o “diálogo” a que tanto se referem os donos deste governo da negligência criminosa.

Por essas razões, as organizações que assinam abaixo, CONDENAMOS ESSE ATO CRIMINOSO DE NEGLIGENCIA GOVERNAMENTAL. Urbano não foi apenas assassinado pelas mãos dos pistoleiros contratados pelos mafiosos do transporte em Matias Romero, Urbano é vítima de um governo que se autodeclara de alternância e que se dedicou apenas a desapontar a confiança dos cidadãos.

Em seguida, EXIGIMOS O CASTIGO IMEDIATO DOS RESPONSAVEIS POR ESTE ATO CRIMINOSO : 1 – A DESTITUICÃO IMEDIATA DOS RESPONSAVEIS PELA SECRETARIA DE TRANSPORTE ESTATAL, 2 – A DESTITUICÃO IMEDIATA DO SECRETARIO DE SEGURANCA PUBLICA DO ESTADO DE MARCO TULIO ESCAMILLA E DO DIRETOR DE TRANSITO DO ESTADO E DO COMISSIONADO DA POLICIA ESTATAL, pois foram todos eles responsáveis por permitir a impunidade para com os mafiosos que controlam o transporte em Matia Romero, pois foram eles quem, mais de uma vez, dificultaram a queixa legítima que os cidadãos vinham apresentando desde o mês de fevereiro deste ano, pois foram eles que permitiram que em Independencia e San Matías fossem postas na circulação unidades não autorizadas, impunemente, enquanto criminalizaram, discriminaram e permitiram a agressão dos companheiros do FUDI, que apenas buscavam uma fonte de trabalho, atendendo a uma demanda social. 3 – CASTIGO AOS RESPONSAVEIS MATERIAIS E INTELECTUAIS DO ASSASSINATO DO COMPANHEIRO URBANO RODRIGUEZ HOMOBONO. 4 – DECIDIMOS NÃO NOS CALARMOS MAIS, E ANUNCIAMOS UMA SERIE DE MOBILIZACÕES NOS PROXIMOS DIAS, CHEGANDO INCLUSIVE A CONCENTRAR NOSSAS BASES EM OAXACA PARA SABOTAR TOTALMENTE A 35° AUDIENCIA PUBLICA DE GABINO CUE MONTEAGUDO, pois eles são os únicos responsáveis de que as organizações e o povo recorramos a essas medidas.

A partir de nossa indignação e nossa raiva, seguimos insistindo frente ao povo em geral que enquanto não forjemos verdadeiros acordos de unidade, organização e luta, a impunidade e a injustiça continuarão reinando em Oaxaca e no país; enquanto os movimentos sociais e o povo em seu conjunto não decidamos dizer um “basta” à negligência criminosa, a violência desferida contra todos nós não cessará.

Escrito na cidade de Oaxaca, capital da negligência criminosa, no dia 10 de dezembro de 2013.

ATENCIOSAMENTE

FRENTE UNICO DE DEFENSA INDIGENA (FUDI)

COORDINADORA DE LUCHA INDIGENA Y POPULAR (CLIP)

FRENTE AMPLIO DE COMUNIDADES MARGINADAS DEL ESTADO DE OAXACA (FACMEO)

CONSEJO INDIGENA POPULAR DE OAXACA-RICARDO FLORES MAGON (CIPO-RFM)

ALTERNATIVA CIVICA REVOLUCIONARIA (ACR)

FRENTE AMPLIO DE LUCHA POPULAR (FALP)

COORDINACION MULTILATERAL MAGISTERIAL (CMM)

PARTIDO POPULAR SOCIALISTA DE MEXICO (PPS de M)

LIGA DE LA JUVENTUD COMUNISTA (LJC)

PARTIDO COMUNISTA DE MEXICO (PCM)

FRENTE DE IZQUIERDA REVOLUCIONARIA (FIR)