![Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino](https://ujc.org.br/wp-content/uploads/2024/12/solidariedade-palestina.jpg)
Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino
A União da Juventude Comunista (UJC) denuncia a perseguição e o boicote enfrentados por aqueles que lutam pela liberdade e autodeterminação do povo palestino. Reafirmamos nosso compromisso com os povos oprimidos, especialmente com o povo palestino, que há décadas resiste bravamente ao colonialismo e ao genocídio promovidos pelo Estado de Israel.
A situação da Palestina não é fruto de um conflito recente, mas o resultado de um longo processo de ocupação e limpeza étnica que remonta ao início do século XX, institucionalizado em 1948 com a criação do Estado de Israel. Desde então, milhões de palestinos foram expulsos de suas terras, submetidos a um regime de apartheid e forçados a viver em condições desumanas, como na Faixa de Gaza, que se tornou o maior campo de concentração a céu aberto do mundo.
As organizações internacionais, como a ONU, que deveriam garantir a paz e os direitos humanos, têm falhado com o povo palestino. O Conselho de Segurança, controlado por potências imperialistas, impede qualquer avanço significativo em favor da causa palestina. O Brasil, por sua vez, segue comprando armamentos de Israel, alimentando não apenas a ocupação sionista, mas também a repressão aos povos negros e indígenas em nosso próprio território.
Denunciamos também a crescente repressão enfrentada por ativistas e simpatizantes da causa palestina em todo o mundo. Torcidas e atletas são proibidos de demonstrar apoio à Palestina; estudantes, como os cinco da USP, sofrem ameaças de expulsão; organizações políticas, como a Samidoun, têm suas plataformas suspensas. Esses ataques são uma tentativa de silenciar a solidariedade internacional, mas não podem calar todos nós.
A UJC defende o direito inalienável do povo palestino à resistência, incluindo a resistência armada, como garantido pelo direito internacional. Rejeitamos a manipulação ideológica que tenta equiparar antissionismo a antissemitismo, uma narrativa que busca legitimar o colonialismo e silenciar críticas ao Estado de Israel.
A solidariedade internacionalista é uma arma poderosa. É nosso dever organizar atos, conscientizar as massas e pressionar o governo brasileiro a romper relações diplomáticas e comerciais com Israel. Devemos fortalecer o boicote econômico e acadêmico contra empresas que sustentam a ocupação sionista.
Neste Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, convocamos todos à ação concreta. Seguiremos ao lado do povo palestino até que, do rio ao mar, a Palestina seja livre. Viva a resistência do povo palestino! Todo apoio à luta por uma Palestina soberana, democrática e laica!
!من النهر إلى البحر، فلسطين حرة
(Min al-nahr ila al-bahr, Filastin hurrah! / Do Rio ao Mar, Palestina Livre!)
Comissão de Assuntos de Relações Internacionais da União da Juventude Comunista
29 de novembro de 2024