II Acampamento Nacional de Formação da União da Juventude Comunista
É com satisfação que a Coordenação Nacional da União da Juventude Comunista convoca o II Acampamento Nacional de Formação da UJC, a ser realizado entre os dias 28 e 31 de março, em Aracaju/ Sergipe.
O conteúdo do curso versará sobre três eixos principais: 1) O método de análise da realidade em Marx; 2) A organização leninista; o PCB e as lutas sociais; 3) Intervenção política (debates e ações práticas de agitação e propaganda e análise de conjuntura).
A programação do curso é fruto de uma série de reflexões que tomaram corpo em nosso VI Congresso, que definiu a necessidade da formação política continuada como questão central para a Juventude Comunista. Desde então, a CN-UJC (Coordenação Nacional da UJC), em constante diálogo com a Secretaria de Formação do PCB e com sua Secretaria Nacional de Juventude, e ainda através de consultas à UJC nos estados, formulou a forma e o conteúdo de nosso Acampamento.
Conforme verão na programação, propomos a discussão prévia de três textos, sob a responsabilidade de encaminhamento a cada militante pelas CE’s (Coordenações Estaduais da UJC), como forma de potencializar o espaço do Acampamento para que aprofundemos, nas discussões, reflexões já iniciadas nos estados. Um dos textos, Prefácio à Crítica da Economia Política, de Marx e Engels, tem acesso disponível em http://www.marxists.org/
O alojamento e local do curso serão na Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Sergipe (FETASE). A CE-UJC em Sergipe montará esquema de deslocamento do aeroporto ao FETASE a fim de facilitar a locomoção. Cabe frisar que as estaduais têm a responsabilidade de realizar política de finanças que vise o envio do maior número possível de militantes.
29 de novembro de 2012
Coordenação Nacional da UJC
Ousar lutar, ousar vencer!
Acampamento Nacional de Formação da União da Juventude Comunista
Data: 28 a 31 de março de 2013
Eixos:
1) O método de análise da realidade em Marx
2) A organização leninista/ O PCB e as lutas sociais
3) Intervenção política (eixo transversal)
Dia 28 de março de 2013
a) 16h: Mesa de Abertura do Curso de Formação.
Temática: Contextualização da reorganização da UJC como um dos elementos da reconstrução revolucionária do PCB. A configuração atual da UJC e os desafios postos pela realidade para a intervenção revolucionária no Brasil e no mundo. A importância da formação política e teórica para as ações práticas do militante comunista. Apresentação do formato e metodologia do acampamento de formação.
Ivan Pinheiro: Secretário Geral do PCB
Ricardo Costa: Secretaria de Formação do PCB
Fábio Bezerra: Secretaria Nacional de Juventude do PCB
Secretário Político do PCB em Sergipe
Representante da Comissão de Formação da Coordenação Nacional da UJC
b) Noite:
– Divisão em Brigadas, avaliação da programação, divisão de tarefas.
– Grupos de debates sobre o texto Como fazer análise de Conjuntura em grupos de discussão. O referido texto está em elaboração pela Secretaria Nacional de Juventude do PCB em articulação com a Coordenação Nacional. Em breve será disponibilizado online.
OBS: O texto será encaminhado a todas às estaduais até o fevereiro. É pré-requisito para participação no acampamento a leitura prévia do texto, que será encaminhada sob a responsabilidade das estaduais, a fim de potencializarmos as discussões.
Dia 29 de março de 2013
a) Manhã (9h – 11h):
Mesa: Introdução ao método de análise em Marx
Mauro Iasi: Comitê Central do PCB
Wagner Farias: Comitê Central do PCB
Temática: As influências ao pensamento de Marx e Engels: o contexto histórico e os grandes debates de seu tempo. O materialismo histórico. A crítica à economia política. O debate no interior da filosofia clássica alemã. O debate no interior da I Internacional.
b) Tarde (13h – 16h)
Grupo de debates sobre Economia Política. Texto base: Prefácio à Crítica da Economia Política, de Marx e Engels. Disponível em: http://www.marxists.org/
OBS: É pré-requisito para participação no acampamento a leitura prévia do texto, sob a responsabilidade de seu encaminhamento pelas estaduais.
c) Noite (18h – 22h):
Oficinas de Agitação e Propaganda e debate sobre os desafios que temos enquanto organização no trabalho de agitação e propaganda. Texto-base:Coletânea sobre Agitação e Propaganda, Lênin. O texto será escaneado e, em seguida, disponibilizado para o conjunto da militância.
Fábio Bezerra: Secretaria Nacional de Juventude do PCB
Eduardo Serra: Comitê Central do PCB
OBS: É pré-requisito para participação no acampamento a leitura prévia do texto, sob a responsabilidade de seu encaminhamento pelas estaduais.
d) 22h: Atividade cultural organizada pela UJC em Sergipe.
Dia 30 de março de 2013
a) Tarde (13h – 16h):
Mesa: A luta de classes no Brasil e o PCB
Ricardo Costa: Secretaria de Formação do PCB
Representante da Coordenação Nacional da UJC
Temática: Contexto social, político e econômico do período de fundação do partido. As ações históricas dos comunistas e a análise da sociedade brasileira: exposição sobre as análise do PCB no período da Ditadura e pós abertura política e o debate interno do PCB no contexto do desmonte do bloco socialista do leste europeu.
c) Noite (18h – 22h):
Grupos de Discussão. Com base na discussão incitada pelas mesas da manhã e na leitura de textos disponibilizados previamente, a proposta é a de que a juventude possa encaminhar discussões sobre a apreensão do método em Marx e encaminhar uma discussão sobre a atual conjuntura do capitalismo, no Brasil e no mundo.
Discussões estimuladas por facilitadores e relatores em cada grupo, com o auxílio dos camaradas da UJC que ministram cursos pelo NEP 13 de Maio e da Comissão de Formação da CN.
22h: Atividade cultural associada à oficina de agitação e propaganda.
Dia 31 de março de 2013
b) Manhã (9h – 12h):
Mesa: As resoluções políticas atuais do partido e sua análise sobre a realidade brasileira.
Edmilson Costa: Comitê Central do PCB
Eduardo Serra: Comitê Central do PCB
Heitor César de Oliveira: Secretaria Nacional de Juventude do PCB
Temática: Exposição sobre a linha política adotada pelo partido desde o XIII Congresso e sua maturação no XIV. As Frentes de Massa no partido comunista: o papel da UJC e suas relações com o PCB.
a) Tarde (14h-16h):
Plenária Final: avaliação do acampamento e encaminhamentos para futuros cursos de formação.