Home Internacional Declaração da FMJD sobre o ataque terrorista em Istambul
Declaração da FMJD sobre o ataque terrorista em Istambul
0

Declaração da FMJD sobre o ataque terrorista em Istambul

0

A Federação Mundial das Juventudes Democráticas condena veementemente o ataque-bomba terrorista ocorrido ontem em Istambul. Até o momento, nenhuma organização terrorista reivindicou a autoria, ainda que o efeito de morte e terror sofrido pelos cidadãos comuns coloque a relevância dessa agressão em outro nível. É um fenômeno mundial o fato de que no imperialismo a violência obscurantista e os ataques terroristas são meios que intensificam as políticas brutais e agressivas dos imperialistas e dos governos que os servem.
 
Não é a primeira vez nos últimos meses que os cidadãos comuns na Turquia se convertem em vítimas de ataque terrorista. Esses ataques, até o momento, são considerados produtos do caos que toma conta do país, caos criado pelos imperialistas que não hesitam em empregar da mais violenta repressão contra os cidadãos curdos e turco, ao mesmo tempo em que ameaçam a paz e qualquer voz progressista no país. Seria equivocado não fazer nenhuma referência ao Estado Islâmico, que em momentos anteriores organizou ataques desse tipo na Turquia, e agora seus objetivos e ações ameaçam até mesmo àqueles que os apoiaram e criaram para servir a seus interesses.
Por fim, a FMJD expressa sua compreensão e solidariedade às famílias das vítimas. Também declara que a solução e a luta contra o terrorismo não se encontrão na violência e na repressão, mas na solidariedade internacional, na amizade entre os povos e na chama da juventude do mundo capaz de unir sua voz com a FMJD na luta contra o imperialista e pela paz duradoura.
 
Federação Mundial das Juventudes Democráticas,
Birô Coordenador
13/01/2016