Home Internacional Declaração de Solidariedade Pela Paz do Povo Colombiano
Declaração de Solidariedade Pela Paz do Povo Colombiano
0

Declaração de Solidariedade Pela Paz do Povo Colombiano

0

No último dia 2 de outubro na Colômbia, a partir de uma campanha de manipulação por parte dos setores da direita defensores da guerra, que pretendem se beneficiar do acordo de paz, a opção do “NÃO” ganhou por uma margem bem estreita de 53.894 votos o plebiscito sobre os Acordos de Paz de Havana.

O objetivo dos que promoveram e manipularam o resultado obtido nas urnas é impor a tese da renegociação dos acordos de Havana para absolver o bloco militarista, narcotraficante e paramilitar aliados à Álvaro Uribe e seus partidários da culpa pelos crimes e atrocidades cometidas contra a população. Pretendem estabelecer um novo acordo entre os setores dominantes de costas para os interesses do povo colombiano, principal vítima de uma guerra com mais de meio século de duração.

As numerosas e massivas mobilizações realizadas na Colômbia após o dia 2 de outubro demonstram a verdadeira decisão do povo de apoiar o fim do conflito armado e consolidar o acordo final para uma paz estável e duradoura.

Apoiamos o compromisso demonstrado pela juventude colombiana com a Paz. Ratificamos a importância da unidade como principal via para alcançar o triunfo definitivo.

Em nome das organizações membros da Federação Mundial das Juventudes Democráticas (FMJD) ratificamos nosso apoio irrestrito aos acordos de paz aprovados em Havana e ao cessar fogo bilateral do conflito armado na Colômbia.

Buró Coordenador da FMJD

Fonte: FMJD