Camarada Danto, PRESENTE!
A União da Juventude Comunista vem a público expressar o seu pesar pelo o falecimento do camarada Vicente Danto Giardina. Danto estava desaparecido há 06 dias, e teve seu corpo encontrado sem vida, na madrugada deste sábado (29), em Rio Eldorado – Argentina.
A família já fora informada, e uma comitiva integrada por professores, o pró-reitor de Relações Internacionais da Unila e pessoas mais próximas a ele, o identificaram. O corpo será transladado a Posadas para autópsia e posteriormente enviado à Venezuela.
Danto, era venezuelano, militante do Partido Comunista da Venezuela, e há alguns anos estava morando no Brasil. Ele era estudante do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade da Integração Latina Americana. E por muito tempo foi militante do Partido Comunista Brasileiro e da UJC.
O valoroso camarada deixará um vazio muito grande na luta dos trabalhadores da tríplice fronteira, não somente ao PCB e a UJC, mas ao Partido Comunista Paraguaio o qual também era militante. Sua sensibilidade para com as mazelas do povo trabalhador demonstrava o seu compromisso e abnegação para com sua classe. Por esse motivo, sua ausência será apenas física, pois sua memória permanecerá viva no ceio do movimento comunista e obreiro.
Dessa forma, a UJC – Paraná saúda os familiares do camarada Danto, o Partido Comunista da Venezuela e o Partido Comunista Paraguayo, pela perda inestimável do militante tão aguerrido, do homem sensível, do internacionalista e deste comunista convicto com a libertação da humanidade do julgo do capital.
Hoje a América Latina está de Luto!
Camarada Danto Giardina, Presente! Ahora y Siempre!
Nenhum Minuto de Silêncio! Uma vida de Luta!
União da Juventude Comunista