Home Sem categoria Seminário Estadual de Universidade Popular – Rio de Janeiro
Seminário Estadual de Universidade Popular – Rio de Janeiro
0

Seminário Estadual de Universidade Popular – Rio de Janeiro

0

Seminário Estadual de Universidade Popular – Rio de Janeiro

Foi realizado nos dias 19 e 20 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro, o Seminário Estadual de Universidade Popular. Organizado pela UJC e por outros movimentos e entidades, tais como: MST, MTD, Movimento Direito Para Quem?, Intersindical, PCB, Executiva de Serviço Social, DCE da UFF e Unirio, entre outras, o evento contou com participação de pelo menos 60 pessoas, todas elas interessadas em discutir o papel da universidade na sociedade e traçar novos rumos para a mesma, sempre dentro de uma perspectiva de ruptura com o atual modelo de sociedade.

Contando não somente com a participação de setores do movimento estudantil, mas também de professores, técnicos universitários e movimentos sociais, o seminário foi aberto com uma mesa sobre a crise estrutural do capitalismo e a universidade brasileira, com a participação de Hiran Roedel (funcionário da UFRJ e membro do PCB), Marcelo Durão (coordenação nacional do MST) e Luís Acosta (ADUFRJ). No segundo dia houve grupos de debates, onde foi colocado em discussão assuntos de grande relevância para a construção de uma Universidade Popular, tais como: ciência e tecnologia; universidade e movimentos sociais; e educação popular, seguida por uma mesa de encerramento com o tema “Universidade para além do capital”, com a contribuição de Marcos Botelho (professor da UFRJ e membro do PCB), Maurício Vieira (professor da UFF), Tobias  (Núcleo Socialista de Campo Grande) e Clécio (MTD).

Durante todo o seminário as discussões se deram em bom nível, sempre no intuito de acumular um debate no sentido de contribuir para o Seminário Nacional de Universidade Popular e organizar o movimento por uma universidade popular no Rio de Janeiro. Fica de saldo positivo, além do acúmulo sobre o tema central, mais uma demonstração de comprometimento da UJC com um projeto de construção de uma nova sociedade e de uma universidade onde o conhecimento produzido esteja em diálogo com as demandas da classe trabalhadora.

Tod@s ao Seminário Nacional de Universidade Popular!

Criar, criar, Universidade Popular!!!