Home Comunistas Moção De Pesar da Etapa Estadual-RJ do IX Congresso Nacional da UJC
Moção De Pesar da Etapa Estadual-RJ do IX Congresso Nacional da UJC

Moção De Pesar da Etapa Estadual-RJ do IX Congresso Nacional da UJC

0

Camarada José Carolino Tostes Filho, motorista de carreta desde 1964 nascido dentro de um aparelho do PCB atrapalhando a reunião, como diz sua descrição no facebook.

Na madrugada da última sexta-feira dia 17 de junho de 2022, faleceu um dos grandes homens que se dedicou à construção desse partido desde os anos 50 e das lutas da classe trabalhadora, especialmente na organização de sua categoria: caminhoneiros da região sul fluminense, onde durante mais de 7 décadas foi uma grande liderança sindicalista e comunista.

No ano do centenário do PCB é fundamental o resgate da memória e das contribuições de lideranças famosas e anônimas que se tornaram aqueles que chamamos de imprescindíveis. Após décadas de dedicação construindo o movimento ao qual pertencia, mesmo limitado por suas questões de saúde física, o camarada José Carolino até seu último fôlego de vida contribuiu com o Partido de diversas formas, seja como liderança rodoviária, seja na sua célula ou auxiliando os coletivos do Partidão, inclusive a UJC, essa organização a qual hoje dedicamos os melhores anos das nossas vidas.

Para nós, militantes da União da Juventude Comunista, o camarada Zé é uma importante referência de internacionalismo proletário, militância, disciplina, comprometimento e abdicação em prol da luta revolucionária na construção de uma nova sociedade onde não haja a exploração do homem pelo homem. Mesmo após sua partida a sua memória e seu
exemplo serão seguidos pela juventude.

O Congresso Estadual da UJC Rio de Janeiro se solidariza com os seus familiares, amigos e camaradas neste momento tão triste. Lamentamos sua partida, sentiremos saudades e seguiremos nos comprometendo a lutar suas lutas, incansavelmente, pela vitória dos que já ergueram o mundo com o suor do seu trabalho.

Aos nossos mortos nenhum minuto de silêncio, mas uma vida inteira de luta! CAMARADA JOSÉ CAROLINO PRESENTE, ATÉ A VITÓRIA FINAL!