Home Sem categoria I Seminário Nacional de Universidade Popular (SENUP)
I Seminário Nacional de Universidade Popular (SENUP)
0

I Seminário Nacional de Universidade Popular (SENUP)

0

Depois de 3 dias de intensos, fraternos e ricos debates em torno de um PROJETO DE UNIVERSIDADE, em Porto Alegre – RS, durante os dias 2,3 e 4 de Setembro de 2011, com mais de 500 estudantes de vários Estados do Brasil, de várias organizações e independentes, foi aprovado o documento consensual resultante do I SENUP (Seminário Nacional de Universidade Popular), por aclamação na plenária final.

Este foi um sinal de grande unidade dos participante em torno da necessidade de construir um PROJETO DE UNIVERSIDADE para além do capital e também de maturidade das forças empenhadas diretamente na construção do I SENUP. Um projeto articulado com a luta geral por transformações sociais profundas.

Um gigantesco contraste com os habituais outros encontros estudantis, principalmente em se tratando dos fóruns da UNE do presente e do passado recente. O I SENUP se constituiu como um momento de debates políticos com profundidade, uma forte ferramenta política prática na orientação das nossas ações dentro e fora da Universidade.

O seminário aprovou também a criação de um Grupo de Trabalho Nacional para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos no I SENUP e que tem como tarefa criar condições favoráveis à construção de um Movimento Nacional pela Universidade Popular.

A União da Juventude Comunista (UJC) tem grande orgulho pela contribuição que deu, conjuntamente com as demais forças que construíram o I SENUP, para a efetivação desta tarefa politica.

O grande desafio agora é dar continuidade ao projeto que estamos construindo de forma a articular nacionalmente nossa prática política em coerência com nossas reflexões sobre a Universidade.