
Todo apoio da UJC ao companheiro Glauber Braga!
A União da Juventude Comunista (UJC), juventude do Partido Comunista Brasileiro (PCB), rechaça a tentativa covarde de cassação do mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), recomendada pelo relator do processo no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. A acusação, fundamentada em um ato político de enfrentamento direto aos golpistas do Congresso, revela o verdadeiro objetivo: calar uma das poucas vozes que denunciam com firmeza, clareza e coragem os crimes do regime burguês.
Glauber não é perseguido por ter cometido qualquer ato de corrupção e muito menos desvio de recursos ou envolvimento nas milícias. Ele é perseguido por aquilo que representa: um mandato combativo, socialista, alinhado aos interesses da classe trabalhadora e da juventude. Enquanto isso, seguem impunes deputados envolvidos em escândalos de rachadinhas, roubo de joias, articulação de golpe, abuso de poder e crimes contra a vida. E essa Câmara que tenta cassar Glauber é a mesma que protege os cúmplices do genocídio, da fome e da violência de Estado.
Essas contradições expõem o caráter de classe do Legislativo brasileiro: tem espaço para corruptos, mas não para quem denuncia o orçamento secreto; há anistia para os golpistas do 8 de janeiro, mas há perseguição para quem os desmascara; tem silêncio diante dos que atacam os direitos da juventude trabalhadora, mas há gritaria para silenciar quem se ergue em sua defesa.
Defender o mandato de luta do deputado Glauber Braga é mais do que afirmar que não aceitaremos o silenciamento das vozes combativas dentro das instituições. É defender o direito do povo de ter representantes que enfrentem, sem medo, o autoritarismo, o conservadorismo e os interesses podres da elite. É manter viva a luta de Marielle Franco, brutalmente assassinada por também se levantar contra os poderes que matam, oprimem e excluem. É dar continuidade à resistência histórica de todos os mártires do povo, que ousaram fazer política com dignidade em um país forjado na injustiça e na desigualdade social.
A cassação covarde de Glauber é uma tentativa de amputar a esperança de que a luta popular possa ocupar e confrontar, mesmo que de forma limitada, os espaços dominados pela burguesia. Por isso, a UJC se soma à defesa de seu mandato como trincheira NECESSÁRIA para amplificar a organização popular, a denúncia das injustiças e a construção de outro projeto de sociedade.
Nos territórios, nas escolas, nas universidades e nas ruas, seguiremos firmes na resistência e na solidariedade com quem enfrenta, de cabeça erguida, os representantes do poder econômico. Em defesa da juventude e da classe trabalhadora! GLAUBER FICA!
NÃO À CASSAÇÃO!
PELO PODER POPULAR!
Coordenação Nacional da União da Juventude Comunista
15 de abril de 2025