Home Feminismo Classista Nota Política da UJC – ABSURDO! Bolsonaro Veta Distribuição Gratuita de Absorventes!
Nota Política da UJC – ABSURDO! Bolsonaro Veta Distribuição Gratuita de Absorventes!
0

Nota Política da UJC – ABSURDO! Bolsonaro Veta Distribuição Gratuita de Absorventes!

0

O presidente vetou hoje os artigos 1 e 3 do Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, estes tratavam sobre a distribuição gratuita de absorventes e sua lista de beneficiárias (pessoas que menstruam em vulnerabilidade social). Este direito que deveria ser garantido há anos é novamente negado as mulheres e demais pessoas que menstruam.

No Brasil estima-se que 29% das mulheres não tiveram acesso a absorventes higiênicos em algum momento de sua vida. A pobreza menstrual, termo em ascenção no movimento feminista, é usado para designar um fenômeno que escancara a desigualdade social e racial, reconhecido pela falta de recursos, amparo, infraestrutura e entendimento para lidar com a própria menstruação. A pobreza menstrual vai muito além da falta de absorventes mas também passa por isso, segundo pesquisa feita pela Toluna no Brasil cerca de 28% das mulheres já perderam aula por não ter absorventes, ou ainda, faz com que 35% das jovens deixassem de praticar esportes na escola pelo mesmo motivo.

E essa situação fica ainda mais drástica quando pensamos em pessoas que menstruam no sistema prisional, em situação de rua e/ou em extrema pobreza, o uso de papel higiênico, pedaços de pano, jornal, miolo de pão e folhas de árvore são recorrentes. Essas “soluções” não são somente ineficazes como também trazem danos a saúde de quem as utiliza, recente relatório da UNICEF aponta os riscos à saúde da falta de um manejo adequado da menstruação: alergias, irritações, infecções e até mesmo a síndrome do choque tóxico, condição que pode levar a morte.

A pobreza menstrual é uma questão de Saúde Pública! O veto do presidente ainda pode ser derrubado pelo Congresso, a luta e pressão por essa derrubada é de extrema importância. A União da Juventude Comunista luta por condições dignas de vida, por dignidade menstrual!

DERRUBA O VETO!

POR UMA VIDA DIGNA ÀS PESSOAS QUE MENSTRUAM!

POR PLENOS DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS!

POR EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICAS A SERVIÇO DOS INTERESSES DO POVO!

PELO PODER POPULAR, RUMO AO SOCIALISMO!

Fontes:

https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2021/07/o-que-e-pobreza-menstrual-e-por-que-ela-afasta-estudantes-das-escolas

https://pcb.org.br/portal2/16080/pobreza-menstrual-e-luta-anticapitalista/

http://anamontenegro.org/cfcam/2021/05/24/mes-de-combate-a-pobreza-menstrual/

Pobreza menstrual: veto de Bolsonaro à distribuição de absorventes mostra desamparo à saúde da mulher

https://www.unicef.org/brazil/relatorios/pobreza-menstrual-no-brasil-desigualdade-e-violacoes-de-direitos