c 44º Dia da Terra Palestina – UJC
Home Internacional 44º Dia da Terra Palestina
0

44º Dia da Terra Palestina

0

Hoje, dia 30 de Março, é lembrado o Dia da Terra Palestina, em homenagem à greve geral e as grandes manifestações contra a expropriação de terras palestinas pela ocupação sionista, que ocorreram nesse mesmo dia em 1976.

Na ocasião seis civis palestinos foram mortos, centenas foram presos e feridos pelas forças armadas de Israel, na luta contra a construção de assentamentos israelenses em terras palestinas.

Desde então, o Dia da Terra marca um momento não só de memória pelos acontecimentos de 1976, como também um dia central na solidariedade internacional com o povo palestino e em defesa da sua autodeterminação, denunciando os constantes crimes do Estado de Israel e repudiando a ocupação sionista.

Totalizam-se mais de 5.000 presos políticos palestinos em cárcere dentro de Israel. Mais de 1,5 milhões de palestinos cerceados pelo bloqueio e constantes detenções arbitrárias de palestinos em checkpoints israelenses. Infringen-se diariamente os direitos humanos, o direito à autodeterminação e retorno à terra.

O projeto imperialista de ocupação da Palestina é claro: ter um preposto dos EUA para garantir a dominação econômica e política no Oriente Médio. Vimos, nos últimos anos, que os interesses imperialistas na região, rica em petróleo e geopoliticamente estratégica por se encontrar entre a Ásia, a África e a Europa, continuam sendo operados na base de uma forte propaganda racista, bloqueios econômicos e invasões militares, que mantêm um estado permanente de guerra contra esses países.

Com o COVID-19, fica ainda mais evidente que os bloqueios, as desocupações e prisões arbitrárias, a ocupação da cidade de Jerusalém e os demais crimes e agressões promovidas por Israel e seus aliados afetam também, diretamente, a saúde do povo palestino. Nesse contexto de pandemia que vivemos, é ainda mais importante que nos posicionemos em defesa de uma Palestina livre e soberana, repudiando a constante violação dos direitos humanos. Repudiamos ainda a tentativa unilateral de Trump de “Acordo do Século”, uma legitimação da atual situação de apartheid.

Em defesa do direito à terra e à vida do povo palestino.
Palestina livre!

Comissão de Assuntos e Relações Internacionais
Coordenação Nacional
União da Juventude Comunista