Home Internacional Povo chileno enterra Constituição herdada da ditadura de Pinochet
Povo chileno enterra Constituição herdada da ditadura de Pinochet
0

Povo chileno enterra Constituição herdada da ditadura de Pinochet

0

O dia 25 de outubro ficará marcado na história do povo chileno pela derrubada da Constituição de Pinochet.

Ontem, o povo chileno conquistou uma grande vitória! Após meses de intensas manifestações populares, aprovou-se a Assembleia Constituinte, responsável pela formulação de uma nova Constituição. Após 30 anos o Chile se liberta da constituição pinochetista, rechaçando as políticas neoliberais que há décadas servem de modelo para os demais países da região. Com a derrubada da constituição da ditadura, o povo chileno abre as portas para grandes mudanças em seu país.

Desde o Brasil, a União da Juventude Comunista (UJC) saúda todos e todas que lutam arduamente contra as perversas expressões do sistema capitalista e seus impactos sobre a vida da classe trabalhadora. Nos juntamos ao povo chileno em sua luta contra a exploração, a desenfreada repressão e violação dos direitos humanos que, hoje protagonizadas pelo governo Piñera, encontram seus primórdios na sanguinária ditadura de Pinochet.

Saudamos à todos homens e mulheres que no último ano tomaram as ruas de forma a fazer possível a aprovação da constituinte.

A esses lutadores, desejamos força para seguir avançando em sua organização e na luta pela construção um futuro digo. Em especial, saudamos o Partido Comunista e as Juventudes Comunistas do Chile em sua luta pela construção do poder popular e do socialismo.

#YoApruebo #ChileDigno