Home Formação Politica UJC e Fundação Dinarco Reis promovem minicurso sobre “Que fazer?”, de Lênin
UJC e Fundação Dinarco Reis promovem minicurso sobre “Que fazer?”, de Lênin

UJC e Fundação Dinarco Reis promovem minicurso sobre “Que fazer?”, de Lênin

0

Formação gratuita e on-line terá cinco encontros entre setembro e outubro, com emissão de certificado.

A União da Juventude Comunista (UJC), em parceria com a Fundação Dinarco Reis (FDR), realizará o minicurso “O que fazer? Introdução ao pensamento de Lênin”. Serão cinco encontros virtuais, com duração de uma hora, destinados ao estudo da obra Que fazer? e à reflexão sobre suas contribuições para a política contemporânea.

Partindo da compreensão de que “sem teoria revolucionária não há prática revolucionária”, o minicurso busca contribuir para a formação política da juventude e para o fortalecimento da unidade entre teoria e prática. Escrita em 1902, a obra aborda questões fundamentais como a relação entre espontaneidade e consciência política, os limites da luta sindical, a organização revolucionária e o papel da agitação e da propaganda.

Programação

  • 09/09: Prefácio e capítulo 1 — “Dogmatismo e liberdade de crítica”;
  • 16/09: Capítulo 2 — “A espontaneidade das massas e a consciência da social-democracia”;
  • 23/09: Capítulo 3 — “Política sindical e política social-democrata”;
  • 30/09: Capítulo 4 — “Os métodos artesanais dos economistas e a organização dos revolucionários”;
  • 07/10: Capítulo 5 — “Plano de um jornal político para toda a Rússia”.

Todos os encontros serão realizados às 20h, pela plataforma Jitsi.

A formação será ministrada por Cheyenne Ayalla, secretária política nacional da UJC e dirigente estadual do PCB na Bahia. Cheyenne é bacharela em Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), estudante de Medicina e pesquisadora vinculada ao Centro Internacional de Estudos da População Negra e Indígena (CIEPNI).

O minicurso é gratuito e contará com certificado emitido pela Fundação Dinarco Reis. As inscrições poderão ser realizadas até 30 de agosto.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO