c Nota de lançamento do núcleo de Jovens Trabalhadores da Grande Florianópolis – SC – UJC
Home Estados Nota de lançamento do núcleo de Jovens Trabalhadores da Grande Florianópolis – SC
Nota de lançamento do núcleo de Jovens Trabalhadores da Grande Florianópolis – SC

Nota de lançamento do núcleo de Jovens Trabalhadores da Grande Florianópolis – SC

0

A superexploração é a realidade que une a classe trabalhadora latino-americana: Baixa remuneração, longas jornadas e ritmo intenso de trabalho. Com a explosão do setor de serviços nos últimos 30 anos, mediante a reestruturação produtiva do capital, foi gerado uma proletarização e uma precarização em diversas áreas, intensificando e ampliando a exploração do trabalho. A realidade dos trabalhadores, hoje, é de intermitência entre vários postos; de informalidade sem garantia de direitos trabalhistas básicos; ou abandonados no desemprego, que chega em mais de 12,850 milhões de pessoas no Brasil (dados do IBGE).

No âmbito político isso não se altera. Temos a construção de um projeto neoliberal, regressado pelo governo golpista de Michel Temer, que aprovou a EC 95 do teto de gastos públicos, e agora, este projeto se intensifica no governo genocida de Bolsonaro-Mourão e aliados, aplicando as contrarreformas trabalhista e previdenciária. Atualmente, na pandemia do COVID- 19, Bolsonaro aliado a burguesia vem colocando os lucros dos bancos e grandes empresas acima da vida de milhões de trabalhadores.

No centro dessas crises, política e econômica, está a juventude trabalhadora, que em sua maioria vive de trabalho informal sem garantias e alcançam 27,1% de desempregados, entre 18 e 24 anos. Sofremos intensamente a precarização das condições de vida, a descartabilidade e a rotatividade de nossa força de trabalho, sem os mínimos direitos ao trabalho, ao lazer e à cultura.

Diante de tudo isso, a necessidade de organizar os jovens trabalhadores em seus postos de trabalho, nos bairros e nas ruas, nos movimentos de cultura, sociais e populares, se faz urgente. E avaliando a conjuntura política do município, a UJC-SC deliberou pela construção do núcleo de Jovens Trabalhadores de Florianópolis, buscando agregar os jovens inseridos no mundo do trabalho: o estudante trabalhador, o trabalhador formal, o informal, o terceirizado, o estudante de ensino técnico e o desempregado.

Recentemente, observamos nas mobilizações grevistas dos trabalhadores de aplicativo o potencial criativo de nossa classe, que precisa se apropriar das ferramentas históricas de luta e atualizá-las diante dos novos moldes trabalhistas e de sociabilidade que vivemos.

Convidamos todos, todas e todes jovens trabalhadores que se revoltam com as condições de vida dentro do capitalismo e sentem a necessidade de se inserir na luta cotidiana da nossa classe, a se aproximar e conhecer a UJC JT.