Instituto de Educação de MG Ocupado pelos Estudantes!
As ocupações lideradas pelos secundaristas nas escolas públicas de São Paulo, numa ação contra os fechamentos em massa ordenados pelo governo do estado, vêm alcançando solidariedade e motivando a juventude de outros estados a lutarem por melhores condições de ensino e estrutura de suas escolas.
Em Belo Horizonte, uma das maiores escolas do estado de Minas Gerais, o IEMG, foi ocupada em reivindicação por melhores condições estruturais no espaço escolar. A ocupação dirigida pela AMES BH e pelo grêmio estudantil da escola, traz como principais pautas a reforma imediata das escolas estaduais, aplicação de maior orçamento destinado a merenda escolar e o fim do sucateamento da educação pública.
Ao mesmo tempo em que estudantes secundaristas ocupam os espaços escolares, presenciamos também a ocupação do espaço de formação cultural da juventude, o “Valores de Minas”, núcleo que oferece aos jovens do ensino público aulas de desenvolvimento cultural e artístico e que vem sofrendo com os cortes promovidos na educação, com o risco de extinção do programa até o ano de 2016.
A UJC presta a sua solidariedade e apoio aos atos de resistência dos estudantes que lutam diante do cenário de crise que vive a educação hoje. Entendemos que essas ocupações são importantes como espaço de formação da consciência política da juventude, pois são nesses momentos de enfrentamento que os jovens entendem a necessidade da organização para a luta.
Seguiremos organizando a rebeldia e massificando as lutas!