Home Educação Instituto de Educação de MG Ocupado pelos Estudantes!
Instituto de Educação de MG Ocupado pelos Estudantes!
0

Instituto de Educação de MG Ocupado pelos Estudantes!

0

As ocupações lideradas pelos secundaristas nas escolas públicas de São Paulo, numa ação contra os fechamentos em massa ordenados pelo governo do estado, vêm alcançando solidariedade e motivando a juventude de outros estados a lutarem por melhores condições de ensino e estrutura de suas escolas.

Em Belo Horizonte, uma das maiores escolas do estado de Minas Gerais, o IEMG, foi ocupada em reivindicação por melhores condições estruturais no espaço escolar. A ocupação dirigida pela AMES BH e pelo grêmio estudantil da escola, traz como principais pautas a reforma imediata das escolas estaduais, aplicação de maior orçamento destinado a merenda escolar e o fim do sucateamento da educação pública.

Ao mesmo tempo em que estudantes secundaristas ocupam os espaços escolares, presenciamos também a ocupação do espaço de formação cultural da juventude, o “Valores de Minas”, núcleo que oferece aos jovens do ensino público aulas de desenvolvimento cultural e artístico e que vem sofrendo com os cortes promovidos na educação, com o risco de extinção do programa até o ano de 2016.

A UJC presta a sua solidariedade e apoio aos atos de resistência dos estudantes que lutam diante do cenário de crise que vive a educação hoje. Entendemos que essas ocupações são importantes como espaço de formação da consciência política da juventude, pois são nesses momentos de enfrentamento que os jovens entendem a necessidade da organização para a luta.

Seguiremos organizando a rebeldia e massificando as lutas!