Home Estados Bahia Aumento na tarifa: o presente de natal da Prefeitura de Feira de Santana
Aumento na tarifa: o presente de natal da Prefeitura de Feira de Santana
0

Aumento na tarifa: o presente de natal da Prefeitura de Feira de Santana

0

Nota da UJC-Brasil à juventude de Feira de Santana (BA)

Em uma viaduto aqui na cidade há um pixo com os dizeres “2,70 é roubo!”. É tragicômico passar por ela e pensar que, olhando com a visão de hoje, R$ 2,70 parece até um bom negócio. Serve também pra nos mostrar que não é de hoje o absurdo, mas que o transporte público sempre foi uma pauta negligenciada pela Prefeitura de Feira, há anos nas mãos (direta ou indiretamente) do nosso coronel.

Por falar em transporte público, temos a trágica obra do BRT, que além gerar uma grande comoção na cidade por desfigurar o centro retirando centenas de árvores, perturbar o já caótico trânsito da cidade com obras intermináveis, de fato não foi concluída! E o projeto que já não atendia às necessidades do povo da cidade, continua torrando milhões do dinheiro público, sem nunca entregar qualquer coisa que facilite o transporte para a população.

É para a surpresa de ninguém que o Conselho Municipal de Transporte (CMT) aprova o aumento da tarifa para $3,95, este mesmo conselho que não tem função deliberativa: uma democracia de fachada! Serve só como um encosto decorativo, convocado uma vez por ano pelo Secretário de Transporte para dar ares de democracia para a medida extremamente antipopular da Prefeitura. Nem esperaram comermos as sobras da ceia de natal, e já estão enchendo os bolsos das empresas de transporte com nosso dinheiro!

É com a maior naturalidade que se faz o aumento, mesmo sabendo do impacto extremamente negativo no bolso da população mais pobre. Um serviço que já é de péssima qualidade, com um frota decrépita e minúscula que passa longe de ser o que nossa população precisa ou merece! Ainda vem com um tal de “ônibus inteligente”, é piada de mal gosto ou não é?! O povo feirense mal tem os ônibus que precisa pra ir e voltar do trabalho todos os dias, que diferença vai fazer um ÚNICO ônibus com algumas coisinhas a mais pra nossa gente?

Mas a Prefeitura não se importa com as demandas dos trabalhadores, do povo negro e da juventude da cidade, prefere asfaltar as ruas dos bairros ricos, ruas cheias de condomínios e quase ninguém à pé… Como era a própria proposta do BRT: levar os moradores do SIM da porta dos seus condomínios fechados até a porta do shopping. Enquanto isso o trânsito fica cada vez mais caótico com carros e mais carros, por que as pessoas fazem qualquer coisa para evitar o uso do transporte público, nem que precisem se endividar, ou usar um carro caindo aos pedaços, quando há essa possibilidade… afinal nossos ônibus também estão!

Sabemos que com a Prefeitura de Feira não podemos contar, mas ainda é tempo de barrar este aumento! Em Itabuna, no inicio do ano, trabalhadores e estudantes conseguiram barrar o aumento indo às ruas protestar contra ele! É a única alternativa que nos resta, se queremos e precisamos de um transporte público de qualidade, teremos de lutar por um! E vamos à luta, povo feirense!