Home Notas Politicas Abertura do VII Congresso Nacional da UJC
Abertura do VII Congresso Nacional da UJC
0

Abertura do VII Congresso Nacional da UJC

0

A abertura do VII Congresso da União da Juventude Comunista aconteceu nesta sexta-feira (17), no auditório do IFCS da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a presença das juventudes comunistas do Paraguai, México, Grécia e da Marcha Patriótica da Colômbia. Representando o Partido Comunista Brasileiro (PCB) na mesa, o secretário-geral Ivan Pinheiro e o secretário nacional de juventude, Túlio Lopes, além do secretário político da coordenadenaçao nacional da UJC, Luis Fernandes.

O espaço começou com a entrega da medalha Dinarco Reis ao camarada Milton Barbosa dos Santos (Miltinho), que fez um discurso comovente diante da juventude comunista. O homenageado do congresso, João Saldanha, também recebeu in memorian a medalha, entregue nas mãos do ex-jogador Afonsinho e de Ivan Pinheiro a Tereza Bulhões, companheiro de João “sem medo”. Com relatos de amigos e parentes, a cerimônia relembrou a vida e a militância do camarada, que atuou no partido até o fim de sua vida.

O início do Congresso pautou a necessidade de organizar uma alternativa à esquerda para um modelo de sociedade, com uma perspectiva anti-imperialista, anticapitalista e rumo ao poder popular. Várias saudações foram feitas à União da Juventude Comunista e ao Partido Comunista Brasileiro e a atuação da militância que veio para cumprir o tema do congresso: organizar a rebeldia e massificar as lutas!