Home Sem categoria Vitória na luta pela Internet na Casa do Estudante da UFSM
Vitória na luta pela Internet na Casa do Estudante da UFSM
0

Vitória na luta pela Internet na Casa do Estudante da UFSM

0

imagem

UJC – Santa Maria (RS)

Há muito tempo os moradores das casas de estudantes da UFSM estão insatisfeitos com a internet disponibilizada pela universidade, sendo que em muitos apartamentos não há conexão. Por isso, na manhã de quinta-feira (25/04), os moradores realizaram um ato reivindicando urgência no funcionamento de internet de qualidade na Casa.

Esse ato foi deliberado em assembleia convocada e organizada pela diretoria da CEU II (onde moram cerca de 1400 estudantes), que é dirigida pela UJC e independentes, que atuam com autonomia em relação à reitoria e ao Governo Federal, bem como, combatem o setor governista que busca a todo custo atravancar a luta dos estudantes, para que o Governo não seja afetado. O ato “INTERNET JÁ” contou com a participação de 120 estudantes, aproximadamente. A manifestação iniciou na frente da União Universitária – alojamento provisório da casa – e percorreu todos os blocos do 5 prédios da moradia estudantil, aglomerando mais manifestantes. Depois marchou em direção à Reitoria.

A Comissão de Negociação se reuniu com o Reitor para apresentar a grave situação vivenciada pelos moradores e firmar os termos do acordo que seriam realizados entre os manifestantes e a Reitoria. Foi apresentada uma carta de reivindicações, exigindo a conclusão imediata da internet provisória, estabelecendo como data limite o dia 3 de maio de 2013. Além disso, foi exigido que a universidade acelerasse a instalação do “Plano de Reestruturação da Internet na CEU II”, termos que foram aceitos por parte da reitoria.

A UFSM enfrenta problemas estruturais agravados pelo REUNI, como acesso à Internet, que hoje é um imperativo na vida acadêmica (matrículas, trabalhos, periódicos etc.). Entretanto, a Gestão da Universidade parece tratar tais necessidades não como direitos e sim como “favores do Estado”.

A UJC está lutando ao lado dos estudantes que decidem reivindicar seus direitos. Participamos ativamente da construção e mobilização desta manifestação que saiu vitoriosa e estamos na Direção da Casa para avançarmos rumo à novas conquistas pela moradia estudantil.

Lutar pela internet na Casas de Estudantes é um passo importantíssimo para avançar na luta pela Universidade Popular, pois os estudantes conseguem perceber que nada vem de “boa vontade” das autoridades, a forma mais eficiente de conseguir avançar nas conquistas de novos direitos é através da mobilização coletiva.