Tomamos conhecimento nessa semana, através de postagens exageradamente alarmistas nas redes sociais, sobre uma suposta adesão do núcleo UJC Sobral a uma outra organização. Esclarecemos a todes, portanto, que o núcleo em Sobral não aderiu à outra organização. A realidade é que apenas quatro até então militantes do núcleo se auto-desligaram e escolheram construir outro partido, fruto do mais recente racha do PCB, em conjunto a ex-militantes que há tempos já não compõem nossas fileiras.
Se utilizando táticas conhecidas do fracionismo no movimento comunista e operário, esses dissidentes nunca buscaram coletivizar suas críticas em núcleo, escolhendo articulações privadas ao invés do debate franco e camarada. Esta ação, por óbvio, vai de encontro aos princípios do marxismo-leninismo que são base para a UJC, onde a prática da crítica e da autocrítica a qualquer instância ou militante é feita em espaços coletivos de discussão.
Além disso, este grupo segue se usurpando dos materiais e recursos financeiros que foram confiados enquanto ainda militava conosco, frutos de trabalho coletivo anterior à chegada de maior parte de seus membros na nossa organização. Mesmo diante desta série de ações que tomaram, no entanto, estas pessoas continuam insistindo em se reivindicar como sendo militantes da UJC.
Desse modo, tornar-se necessário que venhamos a público deixar claro que nenhum desses dissidentes tem mais qualquer relação conosco e reafirmamos que a União da Juventude Comunista segue sendo uma organização subordinada histórica, politica e estatutariamente ao Partido que a fundou em 1927, o PCB, conforme reforçamos no nosso último congresso, o IX CONUJC, em 2022.
Comunicamos a todes, por fim, que o núcleo UJC Sobral continua mantendo suas atividades e organicidade, levando a cabo o nosso trabalho de organização de juventude na região junto com o PCB; combatendo a ofensiva do capital contra as garantias da classe trabalhadora cearense e brasileira, representados hoje pelo governo neoliberal e anti-popular Lula-Elmano, assim como contra o avanço da extrema-direita no nosso estado; e trabalhando rumo à construção do poder popular e do socialismo no Brasil, linha já ratificada na última conferência política do PCB.
Lutar, Criar, Poder Popular! Rumo ao Socialismo!
Coodenação Estadual da União da Juventude Comunista no Ceará
22 de julho de 2024