Home O Futuro A UJC no Piauí diante do Fracionismo Instaurado no PCB em 2023
A UJC no Piauí diante do Fracionismo Instaurado no PCB em 2023
0

A UJC no Piauí diante do Fracionismo Instaurado no PCB em 2023

0

Após as polêmicas que levaram à cisão do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e, consequentemente, da União da Juventude Comunista (UJC), viemos a público esclarecer e reafirmar a posição do Piauí diante dos desdobramentos desse processo1 e de seus efeitos a nível regional.

“O Partido é uma unidade de vontade que exclui todo fracionismo, toda divisão do poder no Partido.” – Josef V. Stalin.

Diante do processo de crise, no Piauí ponderamos nosso posicionamento, observando e analisando as diversas posições apresentadas, sem tomar parte imediata no grupo que proclamava a “Reconstrução Revolucionária do PCB” (doravante chamado “RR”) ou no Comitê Central (CC) do PCB, que buscava defender as resoluções do XVI Congresso.

Com as intensas discussões, evitando tirá-las das instâncias corretas – como fizeram, desde o início da crise, os fracionistas do “RR” –, houve um processo de desgaste da nossa militância, que apontava críticas tanto ao CC, pela gestão da crise, como ao “RR”, que desferia frequentes ataques públicos à nossa organização.

A tática, desde o início, era provocar uma cisão na militância da UJC, tendo em vista que o alcance da Juventude estava crescendo cada vez mais nas universidades, nas células de bairro e entre os jovens trabalhadores.

No Piauí, como já apontado, nossa militância recebeu com bastante desconfiança as informações fornecidas por ambas as partes. Ao longo da crise, por nos posicionarmos de forma a não tomar partido imediato, buscamos sempre o debate de ideias, respeitando o princípio do Centralismo Democrático, tão caro à organização marxista-leninista.

Com o tempo, a saída de militantes ocorreu pelo desgaste de disputar ideias e não alcançar uma síntese favorável para a resolução do conflito, principalmente em relação à busca por uma espécie de “terceira via” à conjuntura que estava sendo posta: XVII Congresso Extraordinário dentro das instâncias ou fora delas, sem a presença do Comitê Central que defendia as resoluções congressuais.

Como bem sabemos, o que vingou foi esta última via. Isso revelou, de forma definitiva, o caráter fracionista da organização que fundava, a partir daquele momento, um novo partido, com um novo Comitê Central – o Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR).

Cabe reiterar que a saída de militantes no Piauí não teve relação alguma com a adesão a essa nova organização.

No entanto, como bem sabemos, há, no Piauí, uma célula do chamado PCBR – fato este nada surpreendente, visto que ocorreram frequentes tentativas de cooptação da nossa militância, tanto da direção quanto da base, para compor esta nova célula.

Na verdade, a articulação desse organismo no Piauí não nos interessaria caso não tivesse tentado, de forma falsificada, cooptar nossos símbolos2, nossa história e, recentemente, material de Agitação e Propaganda ao furtar nossa bandeira do Movimento por uma Universidade Popular (MUP).

De fato, poucos membros dessa organização já estiveram em nossas fileiras no passado. Contudo, vale destacar que estes pediram desligamento ou foram expulsos em processos disciplinares anteriores à crise do PCB/UJC.

Este grupo, portanto, busca incessantemente se apropriar, de maneira desonesta, de nossa história e de nossos símbolos. Não reconhecemos e jamais reconheceremos uma organização paralela que se utiliza de métodos oportunistas e desleais para confundir a militância e a sociedade.

Assim, reiteramos que a legítima e histórica União da Juventude Comunista (UJC) é a juventude do Partido Comunista Brasileiro (PCB), construída com a luta e o esforço coletivo de jovens comprometidos com a transformação revolucionária da sociedade.

Coordenação Estadual da União da Juventude Comunista no Piauí

13 de dezembro de 2024


Notas de Rodapé

  1. Sobre o processo fracionista instaurado no PCB e na UJC em 2023 e seus desdobramentos, ler também as seguintes notas da Coordenação Nacional da UJC: O Racha e seu Reflexo na Juventude e Preparar a UJC para um Novo Ciclo. ↩︎
  2. Sobre a tentativa de sequestro dos símbolos da UJC, ler também as seguintes notas: A UJC Continua Sendo a Juventude do PCB, O Uso Indevido do Nome da UJC na UESB e UJC Sobral, a Juventude do PCB na Construção do Poder Popular. ↩︎