
UJC 98 anos: juventude que ousa lutar constrói o Poder Popular!
“Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos” — Eduardo Galeano
Neste dia 1º de agosto, celebramos 98 anos da União da Juventude Comunista (UJC)! Quase um século de história da juventude do Partido Comunista Brasileiro (PCB), forjada no seio das lutas da classe trabalhadora. Assim como o PCB, a UJC passou por inúmeras perseguições ao longo de sua trajetória, mas nossos algozes não sabiam que a juventude revolucionária carrega em si a faísca da própria história.
Desde sua fundação, a UJC tem desempenhado papel fundamental na construção do movimento comunista brasileiro. Aplicando a linha política do PCB e organizando a juventude trabalhadora e estudantil, esteve à frente das principais mobilizações: na vanguarda das movimentações antifascistas, chegando ao confronto físico na Batalha da Sé; na criação da União Nacional dos Estudantes (UNE), entidade que representa os estudantes do ensino superior de todo o país; nas campanhas “O petróleo é nosso!”, em defesa do monopólio estatal sobre o petróleo; e de não participação do Brasil na Guerra da Coreia, além de colaborar decisivamente na criação dos Centros Populares de Cultura (CPCs).
No plano internacional, a UJC integrou a União Internacional dos Estudantes e foi fundadora da Federação Mundial das Juventudes Democráticas (FMJD), instituída em 1945 para organizar a juventude global contra as forças imperialistas. Assim, a entidade mais antiga da juventude brasileira marcou presença em diversas frentes e movimentos históricos de luta e resistência da classe trabalhadora.
Mesmo após os difíceis episódios ocorridos em 2023, quando houve tentativa de usurpação de nossos símbolos e da nossa história, a UJC permaneceu firme em sua reorganização pós-racha. Recentemente, contribuímos de forma decisiva no 60º CONUNE, sob o lema “UNE Volante por uma Universidade Popular”, rememorando as caravanas de 1960 que percorreram o país discutindo Reforma Universitária e fortalecendo a organização popular. Além disso, fomos reeleitos, por unanimidade, para o Conselho Auditor da FMJD, reconhecimento internacional do trabalho coerente que temos desenvolvido.
Hoje, a juventude do PCB se constrói de norte a sul do Brasil por jovens conscientes de que é imprescindível derrubar a velha ordem e edificar um Brasil socialista, soberano e verdadeiramente independente. A União da Juventude Comunista está presente:
- Nas retomadas urbanas e rurais, lutando por uma reforma agrária popular;
- No movimento estudantil secundarista e universitário, pela revogação do NEM, pelo fim das políticas de austeridade fiscal e por uma Educação Popular;
- Nas lutas da juventude trabalhadora, pelo fim da escala 6×1 e pela redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais sem diminuição salarial;
- No plano internacional, denunciando o genocídio em curso na Palestina e exigindo o rompimento das relações políticas e econômicas do Brasil com o ilegítimo Estado de Israel, fantoche do imperialismo.
Em suma, a UJC segue, como sempre esteve, ao lado dos filhos e das filhas da classe trabalhadora, construindo o Poder Popular e lutando por um futuro sem exploração e sem opressões.
Comissão Executiva Nacional da UJC
1º de agosto de 2025