O Movimento por uma Universidade Popular (MUP) e a União da Juventude Comunista (UJC) vêm a público esclarecer que não estamos participando do processo eleitoral de tiragem de delegados e delegadas para o 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (CONUNE) nem da Comissão de Construção do Congresso (C3) desta eleição na Universidade do Estado […]
Na luta é que a gente se encontra: um balanço do eleição do DCE-UFES em 2025
A eleição do DCE da UFES em 2025 confirmou o que já sabíamos: nossa luta está no caminho certo. Apesar das manobras da Comissão Eleitoral, controlada pelo Campo Democrático Popular (PT/PSB), que cancelou votos sem provas e atrasou a apuração para beneficiar a chapa adversária, conseguimos reduzir a diferença para apenas 70 votos – um avanço histórico da Oposição de Esquerda. Não assumimos a diretoria, mas não saímos derrotados: ampliamos nossa base, firmamos alianças classistas e mostramos que há uma alternativa real ao projeto conciliador da atual gestão. Agora, seguiremos organizando a resistência, denunciando o golpismo dos nossos adversários e construindo um movimento estudantil independente e revolucionário. A luta continua!
As lutas ambientais em um “Ceará 3x mais forte” frente à dependência do capitalismo brasileiro
Por Gabriel Remígio, militante da UJC no Ceará A cidade de Fortaleza elegeu, no último ano, o prefeito Evandro Leitão, com sua campanha baseada no slogan “Por um Ceará três vezes mais forte”, referindo-se a, além de Evandro, o governador Elmano de Freitas e o presidente Lula, todos do PT, sugerindo uma aliança entre poderes […]
Stonewall foi semente de revolução: nosso orgulho é luta!
Nosso orgulho não cabe em vitrines de marca: combater a mercantilização e o esvaziamento político do orgulho é resgatar o legado histórico do levante de junho de 1969!
UJC retoma atividades no Amazonas!
Alô, juventude do Amazonas! Após um curto periodo de reorganização, a União da Juventude Comunista (UJC) vem anunciar a retomada de suas atividades no Estado do Amazonas, onde devemos nos organizar e mobilizar para combater a violência policial, o ataque do agronegócio contra a Floresta Amazônica, a precarização das condições de vida dos trabalhadores e […]
UEMG: quem conhece defende!
A UEMG – presente em 19 cidades mineiras com 22 mil estudantes – está sob grave ameaça! Os projetos de lei 3.733/2025 (que autoriza vender nosso patrimônio imobiliário) e 3.738/2025 (que propõe EXTINGUIR a universidade) colocam em risco a educação pública, gratuita e autônoma em MG.
A América Latina em defesa das liberdades democráticas: solidariedade com a Argentina!
A Federação Mundial das Juventudes Democráticas para a América Latina e o Caribe repudiou a criminalização da política e a repressão na Argentina, agravadas pelo “Plano Motosserra” do governo Milei. Em nota, a organização denuncia o apoio do imperialismo e das oligarquias latino-americanas ao retrocesso de direitos e à repressão popular, e reafirma sua solidariedade ao povo argentino e aos movimentos de juventude que resistem em defesa da soberania, da democracia e dos direitos sociais.
Bíblia nas escolas em Vitória da Conquista: a instrumentalização ideológica da extrema-direita
No dia 4 de junho de 2025, foi aprovada em Vitória da Conquista, município localizado no interior da Bahia, o Projeto de Lei 56/2024, o qual dispõe a autorização do uso da bíblia no contexto escolar. Com apenas um voto contrário, a tramitação segue para sanção da prefeita Sheila Lemos (União Brasil).
Pelo fim da agressão sionista contra o Irã! Chega de genocídio do povo palestino e de guerra na região!
A Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD) condena duramente a escalada da agressão sionista contra o Irã, o genocídio em curso contra o povo palestino e a intensificação da guerra imperialista no Oriente Médio, responsabilizando Israel, Estados Unidos, União Europeia e aliados pela devastação na região.