
Não ao imperialismo! Tirem as mãos da Venezuela!
A Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD), certa de seus princípios anti-imperalistas e em defesa da soberania e autodeterminação dos povos, levanta a voz em firme protesto contra as recentes e sérias ações feitas pelo governo dos Estados Unidos da América diretamente à República Bolivariana da Venezuela.
O mundo testemunha com revolta diante da administração de Donald Trump, ainda mais encorajado pela crescente e atual política de hostilidade, intensifica sua campanha ofensiva contra a soberania do país. A recente implantação de tropas e navios de guerra próximas as águas da Venezuela, sob o pretexto de uma falsa “guerra às drogas”, é nada além de uma manobra de intimidação e clara provocação que viola leis internacionais e a Carta das Nações Unidas. Esse belicismo disfarçado representa uma ameaça direta à paz e estabilidade de toda a América Latina e a região do Caribe.
Da mesma maneira, a FMJD condena forçosamente os atos criminosos de recompensar a captura e sequestro do presidente constitucional Nicolas Maduro. Essa política, característica da mais perverso gangterismo e uma tentativa de reviver o fascismo, em vez de estado que se declara ser legal, constitui um ataque nas mais básicas normas de diplomacia e soberania nacional. É uma flagrante interferência de assuntos internacionais da Venezuela e uma tentativa cínica de desestabilizar o governo legítimo eleito pelo seu próprio povo.
Tais ações são parte de um plano de estrangulação econômica, bloqueio financeiro, e híbrida guerra da qual o imperialismo estadunidense impôs na população venezuelana, com o objetivo de quebrar sua força e apreender seus vastos recursos naturais. A população venezuelana, no entanto, repetidamente demonstrou sua heróica resistência em face à ofensa estrangeira.
Por todas essas razões, nós demandamos a cessão imediata de todas as operações militares e o recuo de qualquer ativo armado pertencente aos Estados Unidos e seus aliados na vizinhança da Venezuela.
- Pelo fim do criminoso bloqueio financeiro, e todas as medidas coercitivas unilaterais impostas à Venezuela, que causa um mal enorme à irmandade do povo venezuelano!
- Pelo respeito irrestrito da soberania venezuelana e seus direitos para escolher seu próprio destino, livre da interferência estrangeira e cessar de todas as companhas desestabilizadoras, incluindo tentativas de golpe e a promoção da violência!
Nós denunciados o cerco imperialista, interferência externa, e ataque da direita imperial na ordem constitucional da nação venezuelana.
A FMJD evoca a todos os seus membros de organizações, juventude progressista ao redor do mundo e todos as forças pela paz para mobilizar e denunciar essas ofensivas imperialistas.
Nós não vamos permitir os crimes que o imperialismo cometeu em outras partes do mundo se repita na Venezuela!
Vida longa à solidariedade internacional!
Vida longa à luta anti-imperialista!
Tire as mãos da Venezuela!
Atenciosamente,
Federação Mundial da Juventude Democrática
Sede da FMJD, Budapeste, 26 de agosto de 2025
Tradução livre do texto original por União da Juventude Comunista (UJC) – Brasil