
Israel sequestra centenas de voluntários da flotilha Global Sumud
Das 44 embarcações que levavam ajuda humanitária à Faixa de Gaza, até 42 já foram interceptadas pelas forças da ocupação sionista; todos os 14 brasileiros a bordo foram raptados.
Após semanas de ameaças, campanhas de difamação e ataques com drones às embarcações da Global Sumud Flotilla, as forças sionistas começaram ontem seu rapto ilegal dos 497 voluntários de 46 países diferentes que compõem a missão humanitária. Dentre os tripulantes que estão agora sob custódia ilegal da ocupação israelense, há 14 brasileiros e brasileiras, incluindo o organizador da missão, Thiago Ávila, a deputada federal Luzianne Lins, o sindicalista Bruno Rocha, a vereadora Mariana Conti, a professora Carina Faggioni e o comunicador Mansur Peixoto.
Protestos em todo o mundo e no Brasil foram convocados para o dia de hoje (02/10), exigindo que os governos ajam para libertar os prisioneiros, cortem relações com Israel e formem um grupo de intervenção capaz de parar o genocídio na Faixa de Gaza. Previamente, e mediante pressão popular, alguns governos já haviam enviado navios de guerra para escoltar a missão humanitária e deter ações violentas por parte do exército sionista. Porém, ao adentrarem as águas patrulhadas pelo bloqueio sionista, essas embarcações deixaram a esquadra, abrindo caminho para a ação israelense.
Este é apenas mais um dentre os milhares de crimes de guerra cometidos pela ocupação em sua campanha genocida contra o povo de Gaza, que completará dois anos no dia 8 de outubro e já deixou ao menos 60 mil mortos – número esse que pode chegar, na pior das hipóteses e segundo o próprio ex-comandante das forças sionistas, à casa das 600 mil vítimas. Até a justiça internacional burguesa, na forma da Corte Internacional de Justiça, já reconheceu a intenção de extermínio do Estado colonial de Israel em Gaza e determinou que qualquer tentativa de impedir a entrada de ajuda humanitária na faixa constitui um crime de guerra.
A UJC e o PCB unem suas vozes às milhares de organizações pelo mundo que pedem pela mobilização total em nome da flotilla e pela ação de nossos governos contra o genocídio perpetrado por Israel.
Pela libertação imediata de todos os ativistas sequestrados por Israel!
Ruptura de todas as relações comerciais e diplomáticas com Israel já!
Pelo fim do bloqueio à Gaza e do genocídio palestino!
Palestina livre do Rio ao Mar!
Comissão de Assuntos e Relações Internacionais da UJC
2 de outubro de 2025