
Declaração da FMJD sobre a escalada da agressão imperialista contra a Venezuela
A Federação Mundial da Juventude Democrática, em nome da juventude anti-imperialista do mundo, expressa sua mais veemente condenação à mais recente escalada da agressão ianque contra a República Bolivariana da Venezuela
Os anúncios feitos nos últimos dias pelo governo dos Estados Unidos a respeito da decisão unilateral e ilegal de fechar o espaço aéreo sobre e ao redor da Venezuela constituem um ato ilegal, violando os princípios da Carta das Nações Unidas e do Direito Internacional, e desrespeitando a soberania e a autodeterminação da Venezuela.
O cenário é claro: estamos à beira de uma agressão iminente contra o povo venezuelano. Sabemos que a narrativa da suposta guerra contra as drogas nada mais é do que uma história reciclada usada pelo imperialismo estadunidense para justificar sua interferência e impor seus interesses hegemônicos na região. Eles estão tentando fabricar uma desculpa para se apropriar dos recursos do povo venezuelano.
A concentração desproporcional de recursos navais, incluindo armas nucleares, e de pessoal militar nas águas do Mar do Caribe desde agosto não só ameaça um bloqueio ofensivo contra a Venezuela, como também visa desestabilizar uma região que, há uma década, declarou-se soberanamente Zona de Paz. O assassinato impune de mais de 80 pessoas em águas caribenhas por tropas estadunidenses, sem qualquer prova de suas supostas ligações com o narcotráfico, envia uma mensagem explícita sobre os interesses de Washington na América Latina e no Caribe: assolar a região com morte e miséria.
A essência exploradora e expansionista do imperialismo não mudou; a Doutrina Monroe é mais relevante do que nunca.
A juventude revolucionária não fará concessões ao imperialismo; muito menos permanecerá passiva diante da ameaça militar direta contra a Venezuela e a região. Temos consciência de que somente a mobilização das forças progressistas em nível internacional pode confrontar a agressão estadunidense e salvaguardar a independência de nossos povos.
Da Federação Mundial da Juventude Democrática, convocamos a unidade do povo venezuelano diante da escalada imperialista e da agressão estrangeira.
Mãos fora da Venezuela!
Abaixo o imperialismo!
Sede da WFDY, Budapeste
3 de dezembro de 2025



