FMJD declara Solidariedade a Cuba ante a Emergência Energética
A Federação Mundial das Juventudes Democráticas (FMJD) expressa solidariedade irrestrita ao povo cubano diante da crise energética enfrentada pelo país e denuncia o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos contra Cuba.
Tradução livre de declaração da FMJD por União da Juventude Comunista (UJC)
O Bureau Coordenador da Federação Mundial das Juventudes Democráticas e suas organizações membros desejam estender todo o nosso apoio e solidariedade ao povo de Cuba, considerando a complexa e excepcional situação energética que o país irmão tem enfrentado nos últimos dias.
Essa emergência é resultado da falta de combustíveis e peças de reposição, consequência direta do injusto bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelo governo dos Estados Unidos, além da hostil perseguição financeira e energética a que a ilha está submetida. Em Cuba, não há estabilidade no fornecimento de combustíveis para que seu Sistema Elétrico Nacional funcione de forma integral e estável.
Diante desse cenário vil, denunciamos veementemente os mecanismos de asfixia econômica, comercial e financeira que o governo dos Estados Unidos exerce contra a nação cubana, os quais são brutalmente endurecidos dia após dia.
Mesmo frente a essa situação desafiadora, Cuba resiste, luta e busca alternativas para solucionar os problemas existentes. Nos enche de gratificação saber que o país não mede esforços, utilizando todo o seu potencial profissional e operativo, para estabilizar o sistema, obter abastecimento de combustíveis e repor as peças necessárias, sempre com o acompanhamento próximo da direção do país: o Partido Comunista de Cuba e o Governo.
Que o povo cubano saiba que, nesta batalha difícil, não está sozinho. Reafirmamos nossa vontade de continuar acompanhando, expressando solidariedade e fortalecendo os queridos laços de amizade, cooperação e intercâmbio que historicamente nos unem.
¡Hasta la Victoria Siempre!
¡Cuba no está sola!
Atentamente,
Bureau Coordenador da Federação Mundial das Juventudes Democráticas
Sede da FMJD, Budapeste, 22 de outubro de 2024