Este ano, o Dia Internacional da Solidariedade com o Povo Palestiniano realiza-se em um retrato especialmente significativo.
Após o avanço da resistência palestina pela sua libertação, a agressão sionista e os seus aliados imperialistas em todo o mundo intensificaram a sua ofensiva brutal. Neste sentido, a barbárie sionista intensificou o massacre da juventude e do povo palestino com a total cumplicidade dos governos, representantes políticos e empresas que apoiam a ocupação. Além disso, para impor estes interesses e silenciar aqueles que não querem aceitar isso, não hesitaram em intensificar políticas repressivas, em tentar proibir manifestações, em perseguir os símbolos palestinos e até em proibir organizações que apoiam a Palestina, a sua juventude e o seu povo.
Apesar de tudo isto, a resistência palestina permaneceu exemplar na sua demonstração de luta e na sua capacidade de enfrentar um inimigo tão poderoso. Mesmo assim, o movimento anti-imperialista e internacionalista de solidariedade com a Palestina permaneceu inabalável e organizou protestos em apoio à causa.
Por isso, como nunca é essencial que a solidariedade internacionalista com a Palestina permaneça firme e não vacile. Temos de compreender que esta batalha que a resistência palestiniana está travando é a batalha de todos os povos livres do mundo.
Hoje, é mais necessário do que nunca redobrar a solidariedade com a luta do povo palestino pela sua libertação, pelo fim da ocupação, pelo regresso dos refugiados e pela recuperação dos seus bens, pela libertação dos prisioneiros e detidos, e pela construção de um Estado palestino baseado na vontade do seu povo e da sua juventude, sem qualquer tipo de interferência imperialista.
Sigamos em frente pela libertação da Palestina. Enfrentemos os governos, os representantes políticos, as empresas, os monopólios e as forças imperialistas – como os EUA, a UE e a OTAN – que colaboram, apoiam e financiam a barbárie sionista em todo o mundo. Sigamos em frente até construirmos um mundo livre de exploração e de qualquer tipo de opressão.
Federação Mundial da Juventude Democrática
29 de novembro de 2023