Declaração da FMJD acerca dos refugiados
Nos últimos meses presenciamos massivas mobilizações de refugiados, especialmente sírios, por toda a Europa. As imagens de pessoas mortas na costa do mediterrâneo refletem as ações imperialistas, uma vez que todas essas pessoas foram testemunhas de massacres no Oriente Médio e no norte da África no último ano.
Ainda que a União Europeia reconheça a necessidade de realizar mais esforços para uma melhor política migratória, na realidade se negam a enviar ajuda sistemática aos países que recebem essas pessoas.
Para a FMJD está muito clara que essa situação resulta das intervenções imperialistas e dos planos dos poderosos Estados da União Europeia, dos Estados Unidos e seus aliados que atacam aos povos, saqueando suas riquezas e sendo responsáveis por desastres, mortes e guerras em vários desses países. Além disso, os imperialistas brindam com seu apoio os fascistas e os grupos militares da reunião, como o ISIS e outros grupos similares.
A Federação Mundial das Juventudes Democráticas expressa seu apoio e solidariedade aos refugiados, assim como condena qualquer forma de racismo contra essas pessoas, ressaltando que o problema da guerra e da expansão fascista na região é, em primeiro lugar, a causa que levou essas pessoas a imigrar. Destaca que a solução desses milhares de imigrantes é a garantia de sua segurança e dignidade em condições pacíficas, assim como o fim da intervenção imperialistas nesses países, garantindo, assim, seu direito a determinar seu presente e futuro político, econômico e o sistema social que escolham.
FMJD HQ
04 de setembro de 2015