Home Sem categoria Comunicado da JCV sobre a questão da Venezuela
Comunicado da JCV sobre a questão da Venezuela
0

Comunicado da JCV sobre a questão da Venezuela

0

Caracas, 24 de fevereiro de 2014

Está ocorrendo na Venezuela um plano do imperialismo norte-americano contra os processos de libertação que vive a América Latina; que tem como objetivo recompor sua dominação na região e subordinar nossos governos e seus interesses geopolíticos expansionistas. A recente reunião do CELAC ocorrida em Havana, Cuba, significou um forte golpe às pretensões hegemônicas do imperialismo no continente.

O plano atual segue os formatos das “revoluções de cores” impulsionadas na Europa desde o leste e atualmente na Ucrânia; assim como a denominada “primavera árabe” com os recentes casos de Líbia e Síria. O imperialismo através de seus braços operativos, recruta, adestra e financia uma força de choque que executa as ações violentas aproveitando um marco de conflitos e descontentamento social.

Um fator de primeira ordem jogaram os meios de comunicação privados que posicionam, através das redes sociais, sua propaganda de guerra para superdimensionar a magnitude dessas ações que incentivam seus reduzidos grupos de mercenários e incide na psicologia coletiva das massas.

Nesse mesmo sentido está o papel que cumprem as cadeias internacionais de comunicação a serviço do imperialismo: executam uma intensa campanha de manipulação da realidade para promover a condenação internacional de Governos e organismos multilaterais contra a Venezuela. Seu objetivo é criar um ambiente internacional propício para uma intervenção militar direta do imperialismo em nosso país.

Os pequenos grupos de choque que encabeçam as tomadas de pontos de controle de cidades, zonas residenciais e conduzem operações de violência contra instituições, são paramilitares recrutados, organizados, formados e financiados pelo imperialismo. Atuam em estreita obediência a um plano geral de desestabilização e a serviço dos objetivos de dominação imperialista sobre nosso país. Sua tarefa é sustentar uma escalada de ações violentas, ocupar territórios e avançar a etapas superiores de conflito até adquirir um caráter de massas.

O objetivo desse plano é aprofundar o clima de ingovernabilidade e caos no país, gerar as condições para romper a unidade das Forças Armadas e provocar a saída do atual governo pela via de um golpe de Estado de orientação fascista.

O imperialismo e as forças de direita perseguem com suas ações capitalizar o descontentamento de alguns setores da sociedade e ganhar respaldo de uma ampla base da população para sua ofensiva insurrecional. A JCV e o PCV convocam a unidade de todas as forças populares e revolucionárias para aplastar a conspirações e aprofundar a revolução.

Contra o fascismo e a agressão imperialista,

Solidariedade Internacionalista

Comissão Executiva Nacional – CEN

Juventude Comunista da Venezuela – JCV