Home Destaque Ciclo de debates aborda o imperialismo e as lutas do século XXI
Ciclo de debates aborda o imperialismo e as lutas do século XXI
0

Ciclo de debates aborda o imperialismo e as lutas do século XXI

0

Organizações políticas e movimentos discutirão os dilemas atuais da luta de classes nos dias 10 e 11 de Outubro, na Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco. A iniciativa do ciclo de debates “Os Povos Clamam Por Luta – O Imperialismo e as lutas no Século XXI”, encabeçada pela União da Juventude Comunista (UJC), é parte dos esforços de divulgação da Federação Mundial das Juventudes Democráticas (FMJD), uma entidade internacional de luta dos jovens contra o imperialismo.

“Os povos clamam por luta”

A iniciativa de montar um ciclo de debates sobre o imperialismo veio para ressaltar a necessidade de combater o avanço global da direita sobre os trabalhadores na visão da União da Juventude Comunista. “Em um momento de ataques aos trabalhadores, temos que conhecer as lutas que travamos no mundo todo, para podermos lutar contra o capitalismo também aqui no Brasil”, afirma Gabriel Lazzari, estudante de Letras da USP e responsável pela Solidariedade Internacional da UJC em São Paulo.

Os debates abordarão a resistência dos povos em quatro cantos do planeta: América Latina, África, Ásia e Europa. Além disso, haverá debates sobre a crise sistêmica que vivemos e a ligação entre o golpe no Brasil e os interesses dos Estados Unidos. “Nosso principal objetivo é mostrar que essa luta é uma só: contra o Temer aqui, contra a direita golpista na Venezuela, contra os ataques norteamericanos na Síria… Ou resistimos juntos, ou seremos vencidos” é o que diz a estudante de História da PUC, Isadora Serra Netto, uma das organizadoras do evento.

A Federação Mundial das Juventudes Democráticas

A FMJD vem de um momento complicado da história da humanidade. Foi fundada em 1945 por várias organizações de juventude do mundo todo com o objetivo comum de lutar contra o fascismo. Desde então, tem se colocado contra os ataques do imperialismo, intervenções militares, golpes de Estado e o avanço da direita.

Uma de suas principais atividades vem sendo o Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE), que reúne periodicamente milhares de jovens dispostos a debater os assuntos da política internacional sob uma perspectiva de superação do imperialismo, da fome, da guerra e da miséria no mundo. Esse ano, o FMJE será realizado na Rússia, na cidade de Sochi, entre os dias 15 e 21 de Outubro, com delegações de mais de 100 países já confirmadas.

CICLO DE DEBATES “OS POVOS CLAMAM POR LUTA – O IMPERIALISMO E A LUTA DE CLASSES NO SÉCULO XXI”

QUANDO? Dias 10 e 11 de Outubro, das 18h às 22h

ONDE? Faculdade de Direito da USP, Largo São Francisco – São Paulo/SP

Mais informações no evento: https://www.facebook.com/events/406522833083078/