Home Sem categoria CARTA DA PARAÍBA
CARTA DA PARAÍBA
0

CARTA DA PARAÍBA

0

O Grupo de Nacional de Trabalho de Universidade Popular (GTNUP) reunido na capital paraibana, após muitos debates e troca de experiências das lutas cotidianas pelo Brasil, chega a conclusão sobre a necessidade de organização de um Segundo Seminário Nacional de Universidade Popular.

Após a vitoriosa experiência do I SENUP em 2011, realizado em Porto Alegre, conseguiu-se conhecer e aglutinar organizações, movimentos e pessoas em luta por um outro modelo de educação e Universidade, para além do capital. Participamos de muitas das principais lutas populares em curso no país. Foi assim na greve das universidades federais, na luta contra a EBSERH e as mais diversas formas de privatização da universidade, pela produção de conhecimento para o povo, a luta pelo acesso universal e democracia nas universidades, a realização de aulas públicas e parcerias com os movimentos populares em luta, e tantas outras ações. É nestas lutas do presente que se pode fortalecer a luta por um outra universidade e educação, na perspectiva do poder dos trabalhadores e trabalhadoras e demais setores populares explorados e oprimidos pelo bloco de poder dominante.

Por isso, avaliamos a necessidade de que o II SENUP seja um instrumento, não apenas de reflexão e necessários debates estratégicos sobre a luta por um outro modelo de universidade e educação, mas sim um encontro que expresse a consolidação, a pluralidade, a unidade e a massificação das lutas por uma Universidade Popular. Nesse sentido, não se trata de uma luta que seja patrimônio ou que sirva para a construção de uma ou outra organização política. O seminário priorizará o contato dos estudantes e trabalhadores independentes, movimentos populares e indivíduos, bem como a consolidação da relação construtiva entre os coletivos construtores do GTNUP. A proposta visa aglutinar os diversos setores em luta nas mais diversas frentes, refletindo e propondo ações de como a luta pela Universidade Popular pode contribuir para um projeto autônomo dos trabalhadores. Este é o papel da luta pela UP, negar nas lutas cotidianas o modelo de Universidade reprodutor da ordem capitalista, afirmando um outro projeto estratégico de Universidade e Educação a serviço do projeto de poder dos trabalhadores.

Durante a reunião indicamos que o Encontro será realizado em Agosto de 2014, a partir das mobilizações de comitês por universidades, escolas, movimentos populares e encontros regionais para ampla e plural construção do II SENUP, com atividades locais preparatórias (debates, seminários, atos públicos, etc). Também foi apresentada na reunião duas propostas de local para a realização do Seminário, sendo deliberado que as cidades candidatas enviem um projeto detalhado – até 31 de outubro de 2013 – para apreciação de todas as organizações que compõe o GTNUP, será decidido o local definitivo na próxima reunião do GTNUP – a se realizar em novembro/dezembro de 2013 na cidade do Rio de Janeiro – as propostas são as seguintes: Fortaleza (CE) e São Paulo (SP).

É com unidade e ousadia que cada vez mais irá ecoar o grito das classes populares dentro e fora da universidade, primando pela articulação com os movimento populares em luta, pela disputa na produção de conhecimento para o povo trabalhador e lutando contra as faces da privatização das universidades que iremos fortalecer a luta estratégica por uma Universidade Popular. O II SENUP espera contribuir para isso, organizar os movimentos, organizações, coletivos e pessoas identificadas com as demandas históricas do povo trabalhador, ousar em não apenas negar esta ordem decadente, mas, em construir o poder popular e uma nova ordem com justiça e efetiva liberdade!

Grupo de Trabalho Nacional de Universidade Popular