72º aniversário da Federação Mundial da Juventude Democrática.
Tradução: União da Juventude Comunista-Brasil
Original em: WFDY
Durante um período difícil e sob as condições hostis da segunda guerra mundial, a juventude progressista do mundo não apenas foi parte da linha de frente contra o nazifascismo como, também, construiu pontes de comunicação e cooperação no almejo de derrotar esse inimigo em comum. Mesmo após o esmagamento do fascismo e o fim da guerra, milhões de jovens de todo o mundo estavam inspirados a buscar uma unidade mais ampla, em nível internacional. Era mais do que um interesse, era uma necessidade: e assim, nos escombros da segunda guerra mundial, no dia 10 de novembro de 1945, funda-se a Federação Mundial da Juventude Democrática.
A fundação da FMJD foi realizada através de um congresso internacional, sediado no Royal Albert Hall, em Londres. O congresso recebeu presença mundial de massas da juventude compartilhando de demandas e perspectivas em comum. Desde 10 de novembro de 1945, a Federação Mundial da Juventude Democrática segue o caminho da luta, sempre próxima à juventude, aos pobres e aos povos oprimidos. Desde então, a FMJD se compromete a seguir seus princípios até a derrocada final do imperialismo, do fascismo, do neocolonialismo, das intervenções e guerras, da exploração e da miséria dos povos. Desde então, não houve, no mundo, causa justa não apoiada pela FMJD.
72 anos de história se completam hoje, significando que, ao longo de todos estes anos, a FMJD superou, com sucesso, todos os desafios que lhe foram colocados. O sucesso da FMJD caracterizou a federação como “esperança” de milhões de jovens no mundo, juventude essa influenciada pelos ideais de solidariedade e amizade internacionais.
O 72º aniversário da FMJD é um evento que sinaliza as razões da luta atual de seus militantes. No período em que nos encontramos, o imperialismo está assegurando mais e mais seu sistema monopolista, apoiando-se em guerras, invasões e intervenções. O desastre e a morte são espalhados pelas forças imperialistas em sua tentativa de controlar os recursos naturais e as bases de transportação dos Estados soberanos. O fascismo volta a ascender em diversas partes do globo, e o fundamentalismo se torna um fenômeno mais grave, ambos tornando-se ferramentas nas mãos imperialistas.
Desta forma, a história da FMJD é um testemunho da escolha a ser feita, é um ímpeto à militância em mostrar uma alternativa no processo combativo, é a imposição de uma responsabilidade com a juventude anti-imperialista internacional, uma amostra do poder da solidariedade, amizade e do anti-imperialismo. É uma história que fornece a mensagem de que juntos, todos os membros da FMJD continuarão inspirados pela juventude progressista, de esquerda e anti-imperialista.
Todo aniversário da FMJD constitui um marco, demonstrando a continuidade da luta antifascista, antibélica e anti-imperialista, ao mesmo tempo que homenageia todos que nos precederam, todos que se sacrificaram na luta pela paz, pela solidariedade e pela justiça social.
Vida longa à solidariedade internacional!
Vida longa ao movimento das juventudes anti-imperialistas! Viva a FMJD!
Em nome da FMJD, Birô central.
10 de novembro de 2017, Budapeste.