c Uma semente volta a ser plantada em solo latino-americano – UJC
Home Sem categoria Uma semente volta a ser plantada em solo latino-americano
Uma semente volta a ser plantada em solo latino-americano
0

Uma semente volta a ser plantada em solo latino-americano

0

Núcleo do PCB/UJC de Cuba*

Cómo están ustedes, muchachos? Algún problema por acá? Les hace falta algo?

Tu percorrias cada piso de cada edifício, da nossa amada Escola Latino Americana de Medicina (ELAM), repartindo a comida e entregando o abraço das famílias distantes. Quando o furacão Ike aumentou sua intensidade naquele setembro de 2008, não foste a tua casa. Estavas preocupado com teus muchachos, futuros integrantes do Exército de Jalecos Brancos, médicos e médicas internacionalistas. Tu conhecias cada pedrinha daquela imensa casa de solidariedade cubana com a América Latina e sabias, mais do que ninguém, que aquelas paredes nos protegeriam, com o imenso calor de cada funcionário que ali havia deixado suas mãos e seu amor. Tu conhecias cada um deles e cada um de nós. Por isso, nosso comandante Fidel, quando teve a iniciativa de criar a ELAM sabia que tu deverias ser o regente, e incumbiu a ti a liderança do nosso Exército.

De cada palestra, cada conversa, saltavam fortes e honestas tuas palavras, com carinho lembravas a cada momento nosso compromisso com a vida, nos fazia orgulhosos de pertencer a tal projeto. Em tuas caminhadas conhecestes bem as dores e as necessidades da nossa pátria Latino Americana.

26 de novembro de 2012, exatamente 64 anos após o teu nascimento, despede-te com a certeza de haver cumprido teu papel junto a teu povo cubano; despida-te com a certeza de que tuas idéias e tua luta seguirá vivendo e influenciando novos seres humanos em nosso continente. Uma semente volta a ser plantada em solo latino, enquanto a estrela na bandeira cubana te recebe, Dr. Juan Domingo Carrizo Estévez, e brilha.

Camarada Juan Domingo Carrizo Estevéz, presente! Hoje e sempre!

*Núcleo de militantes do PCB e da UJC formado por estudantes de medicina da Escola Latino Americana de Medicina em Cuba – ELAM, em homenagem ao primeiro e único Reitor da ELAM, que faleceu dia 26 de novembro de 2012.