Home Sem categoria UJC participa do XVIII Festival das Juventudes e Estudantes
UJC participa do XVIII Festival das Juventudes e Estudantes
0

UJC participa do XVIII Festival das Juventudes e Estudantes

0

Entre os dias 07 e 14 de dezembro de 2013, na cidade de Quito, Equador, ocorreu o XVIII Festival das Juventudes e Estudantes, organizado pela Federação Mundial das Juventudes Democráticas (FMJD), contando com a presença de organizações juvenis de mais de 80 países.

Em um espaço em que a luta anti-imperialista é sinônimo de luta por transformações sociais, pela paz mundial, pela solidariedade e pelo fim do capitalismo, levantamos a bandeira da unidade revolucionária da juventude mundial, frequentemente afetada pela violência imposta pelos seus territórios nacionais, reforçando a necessidade do internacionalismo!

Ao longo de mais de um ano, debatemos em nossas bases a necessidade de fortalecimento das forças políticas e individuais progressistas que se movimentam em todo o mundo, porque sabemos com clareza que a distribuição do capital não é mais branda em uma região, ao mesmo tempo em que é mais violenta em outro continente; porque vemos que o capitalismo se desenvolve com extrema violência também no Brasil, capacitando a intervenção do nosso país em soberanias que lutamos para que sejam respeitadas, como é o caso do Haiti. Essas foram algumas das bandeiras que apresentamos nestes sete dias.

Naquele espaço coletivo, a delegação da União da Juventude Comunista (UJC Brasil) foi uma das protagonistas nas articulações das juventudes comunistas e comprometidas com o fortalecimento da FMJD, para que a Federação enriqueça o debate anti-imperialista na perspectiva de superação do capitalismo e todas as suas formas de exploração, entendendo que o imperialismo não é, simplesmente, a ação dos históricos polos econômicos mundiais, mas também a expressão política e social da exploração do homem pelo homem, da mulher pela mulher.

Assim, encerramos o ano de 2013 com mais uma vitória da UJC Brasil, consolidando a nossa presença em um dos mais importantes fóruns internacionais juvenis.

União da Juventude Comunista – UJC