c UJC na Luta Contra a Tarifa – UJC
Home Notas Politicas UJC na Luta Contra a Tarifa
UJC na Luta Contra a Tarifa
0

UJC na Luta Contra a Tarifa

0

UJC NA LUTA CONTRA A TARIFA

Nota politica da coordenação nacional da UJC

No último período, os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros têm sentido cada vez mais os impactos da crise econômica no dia a dia. Os governos vêm colocando sobre as costas da classe trabalhadora e da juventude a conta da crise através de ajustes fiscais e da Agenda Brasil, precarizando cada vez mais os serviços públicos e a vida da população brasileira com o intuito de garantir os lucros dos empresários e dos bancos, ou seja, da burguesia.

Todo início de ano é a mesma coisa, em praticamente todos os municípios do país elevam-se as tarifas dos transportes públicos, que neste cenário de crise e ajustes fiscais se configura como um grave ataque à população que depende do transporte público para ter acesso ao trabalho, estudo e lazer. As altas tarifas do transporte público, por exemplo, são um dos fatores que contribuem para a evasão escolar. Além disso, não vemos o aumento abusivo das tarifas refletirem na melhoria da qualidade dos transportes ou nas condições de trabalho dos rodoviários. O que vemos por todo o país são transportes superlotados, extremamente precários e inseguros.

Por isso, é fundamental fortalecermos as lutas, através da unidade dos setores da esquerda combativa, que já surgem em diversos cantos do Brasil contra o aumento das tarifas e em defesa de um outro modelo de transporte público, que garanta o direito à cidade, através da tarifa zero e estatização!

Nós, da União da Juventude Comunista, compreendemos que o modelo atual existente em todo o país trata o transporte público como uma mercadoria que gera lucros para poucos empresários, oferecendo um serviço de baixa qualidade por um preço exorbitante! Para alcançarmos um transporte público de qualidade e garantir o direito à cidade, que é de todos, é imprescindível a estatização, sob controle da população, e da tarifa zero!