Home Movimentos sociais Todo Apoio ao Acampamento Paulo Freire
Todo Apoio ao Acampamento Paulo Freire
0

Todo Apoio ao Acampamento Paulo Freire

0
Fechar escola é crime!!
 A União da Juventude Comunista (UJC) defende a educação pública, gratuita e de qualidade para o campo e para a cidade, se posiciona contra a política do governo do estado de fechamento de centenas de salas de aula em todo o Espírito Santo e a precarização dos professores da rede pública, seguindo o exemplo de outros estados.
O acampamento Paulo Freire realizado pelo MST e MPA vem ocupando desde terça-feira (16/02) a SEDU- Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, reivindicando o não fechamento das escolas do campo, a valorização do educador do campo e o reconhecimento da pedagogia da alternância enquanto metodologia de ensino eficaz nas regiões rurais, evitando evasão escolar, educando o jovem camponês sem perder o seu vínculo com a terra.
Entendemos que a educação do campo tem suas demandas próprias, sendo de grande importância para a permanência do campesinato na terra, evitando o êxodo rural e incentivando a agricultura familiar, principal fonte de alimentos do país.
Outro ponto importante da luta é o fechamento das turmas do período noturno, prejudicando os jovens trabalhadores que exercem sua profissão durante o dia e estudam a noite, mostrando o descaso da secretaria de educação e do governo com a classe trabalhadora.
A luta pela educação é uma pauta não só do campo, mas uma luta de toda população já que o cenário é de fechamento de escolas e transferência da educação para o setor privado no país todo.
O Poder Popular será criado com a unificação das lutas, por isso a UJC declara seu total apoio ao acampamento Paulo Freire e seguirá na luta pela educação pública de qualidade e contra a privatização do ensino!