Home Sem categoria Toda solidariedade aos estudantes da UNIFESP!!
Toda solidariedade aos estudantes da UNIFESP!!
0

Toda solidariedade aos estudantes da UNIFESP!!

0

 A Comissão Política Regional do PCB (CPR-SP) de São Paulo manifesta a sua mais irrestrita solidariedade aos estudantes da Universidade Federal de São Paulo presos ontem (dia 6 de junho) no campus da UNIFESP de Guarulhos. Os estudantes estão em greve desde o dia 22 de março e ficaram 11 dias ocupando a diretoria acadêmica do Campus e o Restaurante Universitário. Suas reivindicações passam pela construção do prédio central da universidade, a moradia estudantil, alimentação e transporte de qualidade, além do fim dos processos contra 48 estudantes que ocuparam a reitoria da Unifesp em 2007 e 2008.

No final da tarde de ontem tropas de choque da polícia militar, acompanhadas de agentes da Polícia Federal, invadiram o campus da UNIFESP de Guarulhos, desalojaram os estudantes, prenderam 46 universitários e os levaram para a Polícia Federal em São Paulo, na região da Lapa. Trata-se de mais uma truculência da reitoria da Universidade e das forças do governo em São Paulo, a exemplo do que ocorreu na USP, em Pinheirinho e na Cracolândia, no sentido de criminalizar os movimentos sociais e impor a violência como forma de resolver os problemas políticos da universidade e mascarar sua incompetência administrativa. Um exemplo desta tendência foi o uso do ônibus contratado pela Unifesp – que seria para transporte diário para o Campus – para levar os estudantes presos em bloco.

Tão logo tomou conhecimento do ocorrido, a CPR-SP descolou vários companheiros do PCB e da UJC para a sede da Polícia Federal, além de advogados, no sentido de prestarem solidariedade ativa aos companheiros detidos. Esses companheiros ficaram na sede da Polícia Federal até a saída do último estudante preso, às oito horas da manhã de hoje (dia 7).

A UJC e o PCB continuará na linha de frente da luta da UNIFESP, que se iniciou em março, mas que está agora fazendo parte de uma greve nacional da educação que abarca todas as categorias das universidades federais.

Pelo fim da criminalização dos movimentos sociais!

Construir a greve geral em toda Federal!

Ousar lutar, ousar vencer!