Home Sem categoria Saudação da UJC e do PCB ao Congresso da Federação dos Estudantes Universitários da Colômbia
Saudação da UJC e do PCB ao Congresso da Federação dos Estudantes Universitários da Colômbia
0

Saudação da UJC e do PCB ao Congresso da Federação dos Estudantes Universitários da Colômbia

0

Companheiros e companheiras, a União da Juventude Comunista e o Partido Comunista Brasileiro trazem um fraternal e revolucionário abraço para todos os delegados e convidados para este terceiro congresso da Federação dos Estudantes Universitários da Colômbia.

A UJC foi a única organização juvenil brasileira presente no Congresso da FEU, da Colômbia, realizado recentemente em Bogotá. Aqui transcrevemos a saudação que o representante da UJC, Luis Fernandes, apresentou da Tribuna do Congresso:

Hoje não há possibilidade de não associarmos os problemas sociais de nosso continente com o próprio desenvolvimento do capitalismo. Compreendemos a atual crise na sua totalidade do sistema capitalista, muito mais profunda do que as oscilações das bolsas de valores nos permitem enxergar. O que vemos hoje é uma profunda crise estrutural da forma capitalista de organização da vida. É estrutural, pois possui caráter universal. Não está reservada a um ramo específico da produção, ou estritamente financeiro, muito menos se concentra apenas em alguns países.

Em resposta a esta crise, o sistema do capital ataca direitos básicos da população, endivida os trabalhadores, aumenta significativamente os índices de desemprego em escala mundial. No campo da educação, a precarização e a baixa qualidade juntamente com as diferentes formas de privatização e aprofundamento da lógica de mercado dão o tom hoje nas políticas formuladas por governos comprometidos com a conservação da ordem em nosso continente, como os casos da Colômbia, Chile e Brasil, dentre outros.

Conforme nos mostra didaticamente a luta dos companheiros chilenos e os próprios apontamentos das teses deste congresso, hoje não há espaços para reformas nos marcos de uma educação a serviço dos interesses de mercado. É necessário pensarmos e propormos um outro modelo de educação que garanta as grandes conquistas da humanidade. Uma educação pública de alta qualidade, universal, democrática, laica e a serviço das classes populares.

No caso colombiano, meus amigos, temos a certeza de que este modelo alternativo na educação só poderá ser realmente conquistado a partir de uma série de profundas transformações econômicas e sociais, a começar por uma solução política para o conflito que assola este país. Um conflito que sintetiza a barbárie que configura o terrorismo de estado Colombiano. Por isso, podem contar com os comunistas brasileiros, na busca pela paz com justiça social na Colômbia!

Companheiros, hoje mais do que nunca não lutamos apenas por um sonho de uma outra sociedade, mas sim contra uma grande crise civilizatória ocasionada pelo capitalismo. Não há mais espaços para humanização deste sistema; lutamos contra a barbárie!

Viva a Federação de Estudantes Universitários da Colômbia!

Pela paz com justiça social na Colômbia!

Viva a humanidade: Socialismo ou barbárie!