Home Internacional Saudação à KNE
Saudação à KNE
0

Saudação à KNE

0

Estimados camaradas da Juventude Comunista da Grécia e toda juventude presente no 40º Festival do Odigitis,

Recebam da União da Juventude Comunista – Brasil os mais calorosos abraços nesse importante momento político. Há alguns anos, desde o Brasil, acompanhamos atentamente a luta dos trabalhadores gregos e de sua juventude, o papel protagonista que desempenharam nesse último período, no qual, através de suas organizações, como o Partido Comunista da Grécia e a Juventude Comunista da Grécia, puderam apresentar a todos os trabalhadores uma alternativa real à crise capitalista, conclamando a necessidade da construção do socialismo a partir das lutas cotidianas de nossa classe.
Infelizmente, a distância nos impede de compartilhar presencialmente com a juventude grega esse importante momento, porém, temos certeza que os valores e os ideais que motivam o 40º Festival do Odigitis são os mesmos que nos impulsionam aqui no Brasil em nossa batalha cotidiana, onde também lutamos pela construção de mundo que esteja à altura de seus trabalhadores.
No Brasil, vivemos recentemente um importante momento político que expressou um forte descontentamento da população com as condições de vida geradas pelo grande desenvolvimento das relações capitalistas nos últimos anos, o que termos materiais, marcaram o encarecimento da vida dos grandes centros urbanos, a privatização e o sucateamento de serviços essenciais, como saúde, educação e transporte, a forte repressão do Estado aos movimentos sociais, além de outros duros golpes aos trabalhadores.
Nesse atual momento, passado o Mundial de Clubes de Fifa, onde o governo tentou vender ao mundo uma imagem de um país perfeito, sem contradições sociais e que, ao mesmo tempo, internamente readequava inclusive os aparatos jurídicos do Estado para criminalizar qualquer tipo de manifestação popular, vivemos uma tentativa de despolitização das reivindicações sociais dos trabalhadores por parte da burguesia e dos grandes partidos da ordem.
Nesse momento, passamos por mais um período eleitoral, onde o debate político aparece reduzido a uma simples decisão entre quem irá gerir melhor o capitalismo, cabendo aos trabalhadores decidir entre diferentes faces de uma mesma moeda. Nós, como Juventude Comunista, atuamos nesse momento respaldando a ação do Partido Comunista Brasileiro, que opta, mais uma vez, em levar à população um debate político no qual não esteja pautado somente uma proposta de governo, mas uma perspectiva de poder da classe trabalhadora, contribuindo para sua organização e emancipação. Através de uma campanha-movimento, tornamos esse momento como mais um espaço de atuação política, onde podemos dialogar com os trabalhadores no sentido de apresentar uma real alternativa a seus problemas cotidianos, apontando para a necessidade de construção do socialismo.
Tanto no Brasil quanto na Grécia, temos a convicção a importância e da necessidade história de nossa luta, por isso, reforçamos mais uma vez nosso internacionalismo, nos comprometendo a marchar ombro a ombro à juventude e aos trabalhadores gregos nessa valorosa jornada.
Viva o 40ª Festival do Odigitis,

Coordenação Nacional da União da Juventude Comunista
Brasil, setembro de 2014.