Home Ciência e Tecnologia Pós-Graduandas e pós-graduandos do MUP lançam manifesto e se apresentam no Congresso da ANPG
Pós-Graduandas e pós-graduandos do MUP lançam manifesto e se apresentam no Congresso da ANPG

Pós-Graduandas e pós-graduandos do MUP lançam manifesto e se apresentam no Congresso da ANPG

0

Pós-graduando/a também é trabalhador/a! Ciência e Tecnologia para a Soberania Popular!

De 14 a 19 de Setembro ocorrerá o XXVII Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduandos (CNPG) que elegerá uma Diretoria Provisória e aprovará as resoluções que orientarão as lutas para o próximo ciclo. O Movimento Por uma Universidade Popular da Pós-Graduação (MUP-Pós) compõe, desde 2018, também a atual Diretoria da ANPG, mostrando-se como alternativa à direção majoritária da entidade. Ressaltamos que as/os diretores são eleitos por meio de eleições proporcionais que ocorrem em cada CNPG, e representam diferentes grupos, organizações políticas ou movimentos sociais. Dentro da entidade temos defendido uma ANPG pela base, que se insira no cotidiano dos/ pós-graduandos, com participação ativa e combatividade. Neste ano, ainda que de forma remota, estaremos presente com pós-graduandos/as de todas as regiões do país para dar continuidade a esse trabalho!

Entre as pautas e embates principais na ordem do dia está a denúncia e necessária mobilização contra os drásticos cortes de recursos para a pesquisa nas Universidades, suspensão e corte de bolsas, e demais políticas do Governo Bolsonaro e Governos Estaduais contra a pós-graduação brasileira. O MUP, partindo da realidade e lutas objetivas dos/as pós-graduandos/as, apresenta uma proposta de Ciência e Tecnologia que esteja a Serviço da Classe Trabalhadora: não acreditamos que a ciência seja neutra, por isso não basta defendermos uma “Ciência para a Nação ou Ciência para o Desenvolvimento”, temos que dizer a serviço de que e de quem essa ciência deve estar, que é em defesa do povo brasileiro e por uma soberania popular!

Além disso, é fundamental a luta por uma ANPG capaz de produzir as sínteses com a base do movimento nacional de pós-graduandos/as, cada vez mais nas ruas, universidades e lutas da classe trabalhadora, dos movimentos populares e da juventude, não sendo uma entidade meramente formal, evitando assim a canalização de todos os esforços para o campo da institucionalidade e conversas de gabinete.

O MUP chama todos os pós graduandos que se identificam com essa luta a assinarem nosso Manifesto ao Congresso da ANPG, confira ele na íntegra abaixo e assine pelo link : https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdOr10-pgkJxDJYId8RBTSehm3Nzits2n2bgIt4YYpSXyfTyg/viewform

Venha compor esse movimento, organizar o MUP Pós na sua faculdade, pensar a atuação em sua entidade de base.

Contato com o MUP Pós, mande mensagem em nossa redes : https://www.instagram.com/mup.posgrad/ https://www.facebook.com/mup.posgrad