Home Sem categoria Organizações denunciam detenção de jovens que participaram de evento em solidariedade à Venezuela
Organizações denunciam detenção de jovens que participaram de evento em solidariedade à Venezuela
0

Organizações denunciam detenção de jovens que participaram de evento em solidariedade à Venezuela

0

Jovens porto-riquenhos/as foram surpreendidos/as nesta terça-feira (28) ao desembarcarem em Porto Rico após uma viagem à Venezuela. Ao regressarem ao país de origem, cinco participantes do Encontro de Jovens de Nossa América em Solidariedade à Revolução Bolivariana, ocorrido na Venezuela, foram detidos/as pela agência de segurança federal e tiveram seus equipamentos eletrônicos vasculhados.

A denúncia foi divulgada nessa quarta-feira (29) através de um comunicado assinado por Guillermo de la Paz, porta-voz da Frente Socialista, e por Francisco Torres López, presidente do Partido Nacionalista de Porto Rico. De acordo com o documento, foram detidos/as: Angélica Acosta e Carlos De Jesús, integrantes da Juventude da Frente Socialista; Angie Maldonado, da Brigada Juan Rius Rivera; e Miguel Martínez González e Paola Valcárcel, membros da Juventude do Partido Nacionalista de Porto Rico.

Os/as cinco foram detidos/as nessa terça-feira (28), no aeroporto Luis Muñoz Marín, em Porto Rico, no momento em que voltavam do Encontro de Jovens de Nossa América em Solidariedade à Revolução Bolivariana, ocorrido até a última segunda-feira (27) na Venezuela.

No comunicado, os denunciantes afirmam que os/as jovens foram interceptados na imigração e tiveram documentos e equipamentos analisados. Computadores e celulares de alguns participantes ainda ficaram retidos para serem investigados posteriormente.

Após cerca de três horas de detenção, os/as jovens foram sendo liberados aos poucos e, em momento algum, foram informados que tipo de investigação estava sendo realizada na ocasião. As entidades que assinam o documento denunciam o caso e alertam para a tentativa de se criminalizar a viagem para Venezuela, já que a detenção ocorreu mesmo não sendo proibida a ida para o país sul-americano.

“O Partido Nacionalista e a Frente Socialista denunciam as ações amedrontadoras e repressivas contra nossos jovens. As ações repressivas do governo imperialista dos Estados Unidos não deterão nosso trabalho e de nossos jovens a favor da independência de Porto Rico e da construção de uma nova ordem social livre de toda exploração”, finalizam.

Encontro na Venezuela

Os/as jovens detidos/as em Porto Rico retornavam de uma viagem à Venezuela, onde participaram do Encontro de Jovens de Nossa América em Solidariedade à Revolução Bolivariana. A atividade foi realizada entre os dias 22 e 27 de agosto, no país sul-americano, com a presença de mais de mil jovens de vários países da América Latina e do Caribe.

O encontro teve o objetivo de reunir jovens para conhecer, discutir e prestar solidariedade ao projeto político e social de Hugo Chávez na Venezuela. Durante o evento, os/as jovens participaram de atividades culturais e de debates sobre temas como: juventude, educação e cultura; direitos econômicos e sociais; integração regional; política; e vanguarda comunicacional.

Fonte: Adital Jovem