Home Sem categoria Ocorreu em Recife o 1º Seminário Estadual sobre Universidade Popular
Ocorreu em Recife o 1º Seminário Estadual sobre Universidade Popular
0

Ocorreu em Recife o 1º Seminário Estadual sobre Universidade Popular

0

Em Recife, Pernambuco, a UJC em conjunto com a FEAB e a ENESSO construíram o I Seminário Estadual sobre Universidade Popular.

O Seminário aconteceu no dia 27 de agosto, das 09:00h às 17:00h, na UFRPE. Começou com a mesa de abertura composta por representantes da UJC, ENESSO, FEAB e PCB, em sequência ocorreu a mesa-debate intitulada de Educação para além do capital, com sub-eixos que trataram sobre Educação Popular e a Universidade Popular. Ainda contaria como segundo sub-eixo um panorama da universidade hoje, que iria abordar os problemas atuais existentes na universidade, contudo, o palestrante convidado teve problemas pessoais e não pode comparecer ao Seminário. No entanto, isso não fez com que o debate sobre a universidade que queremos perdesse fôlego. Muito pelo contrário, houve intervenções bastante pertinentes e qualificadas. Ficava a certeza de que a tarde nos GD’s o debate seria ainda mais intenso. Infelizmente compareceu um número menor do que o esperado, foi formado então apenas um GD que conseguiu dar conta tanto do eixo geral, quanto dos eixos específicos contidos na Cartilha do SENUP.

O número pequeno de participantes não esmoreceu os debates, mas sim vigorou. Por fim, para confraternizar o camarada da UJC Benoni Codácio “novo” fez um voz e violão encerrando assim a atividade Pré-SENUP de Pernambuco.

Com a efervescência dos debates no GD e com o conteúdo trabalhado na mesa-debate os três representantes pernambucanos no I SENUP (Diego Rafael – CN da UJC; Tulio Luna – DAgro/FEAB e UJC; e Kim Taiuara – DASS/ENESSO e UJC) estão ansiosos em debater com companheiros e companheiras de todo o Brasil um projeto alternativo de Universidade, lutar pela construção de uma universidade crítica e criadora, para e com os trabalhadores, de acesso universal, com autonomia e democracia substancial, gratuita e de qualidade, uma UNIVERSIDADE POPULAR!

Fonte: http://ufrpedagro.wordpress.com/2011/09/01/ocorreu-em-recife-o-1%C2%BA-seminario-estadual-sobre-universidade-popular/