Home Sem categoria Nota de Solidariedade aos Estudantes Secundaristas das Escolas Públicas da Região Metropolitana de Goiânia
Nota de Solidariedade aos Estudantes Secundaristas das Escolas Públicas da Região Metropolitana de Goiânia
0

Nota de Solidariedade aos Estudantes Secundaristas das Escolas Públicas da Região Metropolitana de Goiânia

0

As Entidades Estudantis, coletivos de educação popular e demais movimentos sociais aqui organizados posicionam-se em solidariedade aos estudantes secundaristas da região metropolitana que se propuseram a organizar Grêmios Estudantis e sofreram perseguição política por parte da direção de suas respectivas escolas.

Segundo a triste realidade nos mostra, as condutas de intimidação e assédio moral por parte da direção das escolas culminaram em penalização de um estudante do Colégio Estadual Joaquim de Carvalho no Setor Capuava, forçando o mesmo a ser transferido de Colégio e gerando suspensão de outros estudantes do Colégio Estadual Villa Lobos, Setor Garavelo.

Entendemos que as punições aos estudantes, medida aparentemente disciplinar, são de caráter eminentemente político e tem a intensão de desarticular suas ações e criminalizá-los.

Lembramos a todos que a constituição brasileira garante o livre direito de associação e que a Lei Nº 7.398, de 4 de Novembro de 1985 assegura a organização de Grêmios livres. Afirmamos ainda, que além de legal, a ação dos estudantes de questionar a destinação da aplicação das verbas públicas em suas escolas, como merenda e reformas de espaço físico, não é só legal, mas legítima e desejável.

Por compreendemos a importância do Grêmio Livres na construção de valores democráticos dentro das escolas e na sociedade, e por repudiar qualquer tipo de perseguição, sobretudo dentro dos espaços educativos, nos posicionamos em solidariedade aos estudantes.

Em defesa da autonomia de organização dos estudantes!

Por uma sociedade justa e democrática!

União da Juventude Comunista/ Juventude Comunista Avançando/ Rompendo Amarras/ Assembleia Nacional de Estudantes Livre/ Movimento por uma Universidade Popular/ Grêmio Estudantil do IFG/ Grêmio Estudantil Carlos Marighela/ Centro Acadêmico de Filosofia/ Centro Acadêmico Paulo Freire – Pedagogia – UFG/ Núcleo de Assessoria Jurídica Popular/ Núcleo de Educação Popular José Martí/ Pré Vestibular Popular Comunidade FazArte/ Centro Acadêmico 21 de Abril – Medicina UFG/ Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina/ Movimento dos Trabalhadores sem Terra/ Unidade Classista/ Jornal Voz Ativa/