Home Sem categoria MANE- Pronunciamento à opinião pública colombiana
MANE- Pronunciamento à opinião pública colombiana
0

MANE- Pronunciamento à opinião pública colombiana

0

Temos escutado com atenção as declarações do governo e manifestamos que:

A MANE reitera seu compromisso com a construção de uma proposta de educação alternativa, democrática e a serviço da imensa maioria. Chamamos ao conjunto da comunidade universitária e ao conjunto do povo em geral, para rodear o movimento universitário na luta pela defesa do direito a educação, luta que de fato corresponde ao conjunto da sociedade colombiana.

O pronunciamento feito por Juan Manuel Santos demonstrou que foi acertado adiantar a Paralisação Nacional Universitária para alcançar nossos objetivos. É preciso reiterar que o mesmo nos permitiu posicionar o debate em torno da educação como um direito, colocar em evidência o lesivo que é a proposta do governo e demonstrar que o defesa da educação como um direito é um assunto de todas e todos os colombianos. Este é um primeiro passo no reconhecimento das demandas do movimento estudantil colombiano.

Reiteramos nossa exigência ao governo nacional para que se retire sem condições o projeto de lei nº 112 de 2011 “PELA QUAL SE ORGANIZA O SISTEMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E SE REGULA A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO SUPERIORManifestamos que a condição para que levantemos a paralisação é que o governo dê resposta efetiva às demandas que nós construímos, isso é:  garantias para a construção ampla, democrática e inclusiva de uma política pública para a educação superior que responda efetivamente as demandas do povo colombiano.

Conscientes de dar solução rápida ao conflito e aos anúncios do dia de hoje, convocamos a uma reunião de emergência da MANE no dia 12 de novembro na Universidade Nacional da Colômbia, sede Bogotá, com o objetivo de dar resposta à proposta feita pelo governo.

A MANE, e só a MANE, é a encarregada de determinar a ordem de levantar a paralisação nacional universitária. Neste sentido, reiteramos que o movimento estudantil universitário tem estado disposto e reitera seu espírito de discussão e debate público franco com a sociedade e o povo colombiano. Mantemos o convite ao governo para o debate público do dia 15 de novembro.

Exige-se do governo a abertura dos campi fechados e a desmilitarização das universidades.

A MANE reitera seu compromisso com as reivindicações sociais e políticas do povo colombiano em defesa dos seus direitos, desta maneira nos solidarizamos com as justas lutas pela terra, pela saúde como um direito, por condições de trabalho dignas, por soberania e contra o TLC.

Ratificamos nosso convite à jornada nacional, social e popular na defesa da educação como um direito nesta quinta-feira, 10 de novembro, do presente ano e às diferentes atividades programadas pela MANE.

Mesa de comunicações

 MESA AMPLA NACIONAL DE ESTUDANTES

9 de novembro de 2011.