Home Sem categoria II Acampamento Nacional de Formação da União da Juventude Comunista
II Acampamento Nacional de Formação da União da Juventude Comunista
0

II Acampamento Nacional de Formação da União da Juventude Comunista

0

É com satisfação que a Coordenação Nacional da União da Juventude Comunista convoca o II Acampamento Nacional de Formação da UJC, a ser realizado entre os dias 28 e 31 de março, em Aracaju/ Sergipe.

O conteúdo do curso versará sobre três eixos principais: 1) O método de análise da realidade em Marx; 2) A organização leninista; o PCB e as lutas sociais; 3) Intervenção política (debates e ações práticas de agitação e propaganda e análise de conjuntura).

A programação do curso é fruto de uma série de reflexões que tomaram corpo em nosso VI Congresso, que definiu a necessidade da formação política continuada como questão central para a Juventude Comunista. Desde então, a CN-UJC (Coordenação Nacional da UJC), em constante diálogo com a Secretaria de Formação do PCB e com sua Secretaria Nacional de Juventude, e ainda através de consultas à UJC nos estados, formulou a forma e o conteúdo de nosso Acampamento.

Conforme verão na programação, propomos a discussão prévia de três textos, sob a responsabilidade de encaminhamento a cada militante pelas CE’s (Coordenações Estaduais da UJC), como forma de potencializar o espaço do Acampamento para que aprofundemos, nas discussões, reflexões já iniciadas nos estados. Um dos textos, Prefácio à Crítica da Economia Política, de Marx e Engels, tem acesso disponível em http://www.marxists.org/portugues/marx/1859/01/prefacio.htm. Os demais ainda não o temos disponibilizados online, mas serão encaminhados às CE’s com a antecedência necessária para que estimulem a leitura da militância.

O alojamento e local do curso serão na Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Sergipe (FETASE). A CE-UJC em Sergipe montará esquema de deslocamento do aeroporto ao FETASE a fim de facilitar a locomoção. Cabe frisar que as estaduais têm a responsabilidade de realizar política de finanças que vise o envio do maior número possível de militantes.

29 de novembro de 2012

Coordenação Nacional da UJC

Ousar lutar, ousar vencer!

Acampamento Nacional de Formação da União da Juventude Comunista

Data: 28 a 31 de março de 2013

Eixos:

1) O método de análise da realidade em Marx

2) A organização leninista/ O PCB e as lutas sociais

3) Intervenção política (eixo transversal)

Dia 28 de março de 2013

a) 16h: Mesa de Abertura do Curso de Formação.

Temática: Contextualização da reorganização da UJC como um dos elementos da reconstrução revolucionária do PCB. A configuração atual da UJC e os desafios postos pela realidade para a intervenção revolucionária no Brasil e no mundo. A importância da formação política e teórica para as ações práticas do militante comunista. Apresentação do formato e metodologia do acampamento de formação.

Ivan Pinheiro: Secretário Geral do PCB

Ricardo Costa: Secretaria de Formação do PCB

Fábio Bezerra: Secretaria Nacional de Juventude do PCB

Secretário Político do PCB em Sergipe

Representante da Comissão de Formação da Coordenação Nacional da UJC

b) Noite:

– Divisão em Brigadas, avaliação da programação, divisão de tarefas.

– Grupos de debates sobre o texto Como fazer análise de Conjuntura em grupos de discussão. O referido texto está em elaboração pela Secretaria Nacional de Juventude do PCB em articulação com a Coordenação Nacional. Em breve será disponibilizado online.

OBS: O texto será encaminhado a todas às estaduais até o fevereiro. É pré-requisito para participação no acampamento a leitura prévia do texto, que será encaminhada sob a responsabilidade das estaduais, a fim de potencializarmos as discussões.

Dia 29 de março de 2013

a) Manhã (9h – 11h):

Mesa: Introdução ao método de análise em Marx

Mauro Iasi: Comitê Central do PCB

Wagner Farias: Comitê Central do PCB

Temática: As influências ao pensamento de Marx e Engels: o contexto histórico e os grandes debates de seu tempo. O materialismo histórico. A crítica à economia política. O debate no interior da filosofia clássica alemã. O debate no interior da I Internacional.

b) Tarde (13h – 16h)

Grupo de debates sobre Economia Política. Texto base: Prefácio à Crítica da Economia Política, de Marx e Engels. Disponível em: http://www.marxists.org/portugues/marx/1859/01/prefacio.htm

OBS: É pré-requisito para participação no acampamento a leitura prévia do texto, sob a responsabilidade de seu encaminhamento pelas estaduais.

c) Noite (18h – 22h):

Oficinas de Agitação e Propaganda e debate sobre os desafios que temos enquanto organização no trabalho de agitação e propaganda. Texto-base:Coletânea sobre Agitação e Propaganda, Lênin. O texto será escaneado e, em seguida, disponibilizado para o conjunto da militância.

Fábio Bezerra: Secretaria Nacional de Juventude do PCB

Eduardo Serra: Comitê Central do PCB

OBS: É pré-requisito para participação no acampamento a leitura prévia do texto, sob a responsabilidade de seu encaminhamento pelas estaduais.

d) 22h: Atividade cultural organizada pela UJC em Sergipe.

Dia 30 de março de 2013

a) Tarde (13h – 16h):

Mesa: A luta de classes no Brasil e o PCB

Ricardo Costa: Secretaria de Formação do PCB

Representante da Coordenação Nacional da UJC

Temática: Contexto social, político e econômico do período de fundação do partido. As ações históricas dos comunistas e a análise da sociedade brasileira: exposição sobre as análise do PCB no período da Ditadura e pós abertura política e o debate interno do PCB no contexto do desmonte do bloco socialista do leste europeu.

c) Noite (18h – 22h):

Grupos de Discussão. Com base na discussão incitada pelas mesas da manhã e na leitura de textos disponibilizados previamente, a proposta é a de que a juventude possa encaminhar discussões sobre a apreensão do método em Marx e encaminhar uma discussão sobre a atual conjuntura do capitalismo, no Brasil e no mundo.

Discussões estimuladas por facilitadores e relatores em cada grupo, com o auxílio dos camaradas da UJC que ministram cursos pelo NEP 13 de Maio e da Comissão de Formação da CN.

22h: Atividade cultural associada à oficina de agitação e propaganda.

Dia 31 de março de 2013

b) Manhã (9h – 12h):

Mesa: As resoluções políticas atuais do partido e sua análise sobre a realidade brasileira.

Edmilson Costa: Comitê Central do PCB

Eduardo Serra: Comitê Central do PCB

Heitor César de Oliveira: Secretaria Nacional de Juventude do PCB

Temática: Exposição sobre a linha política adotada pelo partido desde o XIII Congresso e sua maturação no XIV. As Frentes de Massa no partido comunista: o papel da UJC e suas relações com o PCB.

a) Tarde (14h-16h):

Plenária Final: avaliação do acampamento e encaminhamentos para futuros cursos de formação.