c Fortalecer a FMJD, construir a unidade entre as Juventudes Comunistas! – UJC
Home Sem categoria Fortalecer a FMJD, construir a unidade entre as Juventudes Comunistas!
Fortalecer a FMJD, construir a unidade entre as Juventudes Comunistas!
0

Fortalecer a FMJD, construir a unidade entre as Juventudes Comunistas!

0

O XVIII Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes ocorre em um momento-chave na luta dos trabalhadores de todo o mundo.

Em um período de longa e profunda crise do capitalismo, o capital busca uma saída extremamente dura para os trabalhadores, seja reduzindo seus padrões de vida, seja promovendo uma guerra permanente contra todos os povos, desde os países periféricos até os outrora considerados países de Primeiro Mundo, o que torna urgente e necessária uma articulação da juventude na luta para derrotar o imperialismo em todas as suas formas.

Fortalecer a FMJD e os seus Festivais significa fortalecer e ampliar a luta anti-imperialista, formando uma frente de luta internacionalista, em que estejam forças políticas e individuais progressistas que se identifiquem com a luta em defesa da autodeterminação dos povos, a paz entre eles, a preservação do meio ambiente, dos direitos trabalhistas, sociais e políticos e contra as guerras imperialistas e a crescente fascistização da sociedade. Em suma, uma permanente frente em defesa da vida!

Contudo, para que essa luta possa cumprir seus objetivos, é necessário que esteja articulada à luta anticapitalista. E não se trata de escolher entre alternativas imperialistas ou de seus coadjuvantes emergentes (seja os EUA, a União Europeia, o Japão ou os BRICS e G-20), mas combater a raiz do problema, ou seja, lutar contra o capitalismo e pelo socialismo.

Para que consigamos articular as lutas anticapitalistas e anti-imperialistas, é preciso que a coordenemos no sentido da luta pelo socialismo, ressaltando sua necessidade histórica e o modo como se dá no dia-a-dia da luta dos trabalhadores.

A União da Juventude Comunista – Brasil tem certeza de que para que a ampla luta anti-imperialista possa culminar em processos de revoluções socialistas, é fundamental que ocorra uma maior articulação entre as Juventudes Comunistas revolucionárias de todo o mundo, justamente por ser o setor que consideramos o mais importante nessa luta.

No sentido de criar uma permanente articulação política entre elas, é urgente promover campanhas internacionais de solidariedade, encontros periódicos e constantes intercâmbios de ideias e experiências políticas para que, assim, possamos fortalecer a FMJD e todas as demais formas de lutas da juventude!